O Itambé Minas superou o Pinheiros por 3 sets a 1 (25-17/22-25/25-16/25-16), na noite desta segunda-feira (21), dentro de casa, na Arena Minas em Belo Horizonte. Com a vitória, o clube mineiro chega aos 45 pontos, três a menos que o líder Dentil Praia Clube na reta final da fase classificatória.

Com boa atuação das atacantes, a oposta Dani Cuttino e as ponteiras Pri Daroit e Ozsoy terminaram a partida com a pontuação individual de 27, 17 e 12, respectivamente. Com exceção da levantadora Macris, todas as titulares do Minas tiveram pontuação acima dos dois dígitos, evidenciando a efetividade na distribuição de bola no ataque.

A estadunidense Dani Cuttino, maior pontuadora do duelo, também recebeu o troféu Viva Vôlei, dado à melhor atleta em quadra por meio de votação popular. Ao final do jogo, a atleta elogiou o ataque da equipe minastenista, afirmando que foi o fundamento que fez a diferença para que o time saísse com a vitória.

O jogo

Com o esquema de jogo no primeiro set muito bem encaixado, o Minas foi superior em todos os fundamentos e, errando muito pouco, conseguiu sair na frente do placar. O esquema defensivo da equipe minastenista funcionou muito bem, o que proporcionou muitas chances de contra-ataque, que não foram desperdiçadas. O bloqueio também apareceu bem, não só pontuando, mas também amortecendo os ataques para facilitar a armação das jogadas.

A história no segundo set foi diferente, com o Pinheiros tendo um aproveitamento muito melhor. A famosa bola rápida do Minas, entre a levantadora Macris e a central Carol Gattaz não encaixou, e o rendimento do ataque ficou muito abaixo do primeiro set. Na quadra do Pinheiros, a oposta Edinara passou a ser protagonista, liderando o ataque da equipe paulista, que foi muito bem comandado pela levantadora Carol Leite. Mesmo com uma reação tardia, o Minas não conseguiu correr atrás dos sete pontos de desvantagem e o Pinheiros empatou o jogo.

Nos dois sets seguintes, o jogo seguiu na mesma toada. O Minas aproveitou muito bem o forte ataque nas pontas, e a bola rápida com a capitã Gattaz começou a funcionar muito bem. O fundo meio, jogada também muito utilizada pela levantadora Macris, também fez a diferença, dificultando muito a marcação do bloqueio da equipe paulista. O Pinheiros ainda sofreu um baque no quarto set, quando a líbero titular Kika se lesionou e precisou ser substituída. Assim, o Minas contou com seu elenco experiente e, com muita agressividade e um pouco de ajuda da alta quantidade de erros da equipe paulista, ditou o ritmo do restante da partida e confirmou a vitória no quarto set.

O próximo duelo do Itambé Minas é fora de casa, na próxima quinta-feira (25), às 21h, contra o Osasco, em jogo válido ainda pelo primeiro turno da Superliga. A partida, originalmente marcada para dezembro de 2021, chegou a ser adiada por três vezes antes da data definitiva. Já o Pinheiros volta a atuar na sexta-feira (26), às 19h30, quando encara o Barueri, também fora de casa.