Dois suspeitos, um menor de 17 anos e um homem de 23, foram detidos pela Polícia Militar após uma operação realizada na Vila Bimbarra, no bairro Calafate, região Oeste de Belo Horizonte, na noite dessa terça-feira (15/7). A ação teve como foco combater o tráfico de drogas e resultou na apreensão de armas, além do resgate de uma recém-nascida engasgada durante o deslocamento policial.

De acordo com a PM, militares do Comando Tático realizavam patrulhamento quando receberam a denúncia de um colaborador apontando que traficantes estavam enterrando drogas nos fundos da linha férrea, perto de uma plantação de bananeiras, com acesso pela rua Alexandre de Souza. Diante do histórico de confronto no local, foi montada uma operação para cercar a área.

Durante o cerco, os militares perceberam um forte cheiro de maconha vindo de um imóvel próximo. Ao tentarem contato, um suspeito fugiu pelo telhado carregando uma arma de fogo e mochila. Apesar da tentativa de abordagem, ele não foi alcançado após pular diversas casas. Os policiais seguiram então para a região da mata onde supostamente estavam escondidas as drogas.

Enquanto policiais aguardavam reforço da equipe de cães, três suspeitos entraram no terreno onde dois militares já estavam posicionados. Dois deles estavam armados. Um dos militares, posicionado no alto de um muro, ordenou que largassem as armas. Nesse momento, um dos suspeitos efetuou disparos contra os policiais, sendo revidado por três oficiais. Os suspeitos conseguiram fugir pulando telhados, mas deixaram rastros de sangue pelo caminho.

As equipes policiais seguiram o rastro até a rua Bimbarra, onde localizaram os dois envolvidos. Um terceiro conseguiu fugir. O menor estava sem ferimentos aparentes, enquanto o maior apresentava uma lesão no pé direito. Ele foi levado à UPA Oeste e, posteriormente, encaminhado ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, onde permanece sob escolta. A avó do adolescente acompanhou a ocorrência.

Com o apoio de cães farejadores, a polícia localizou uma pistola calibre .380 com oito munições e um revólver calibre .38 no terreno onde houve o confronto. O menor apreendido já possui passagens por tráfico de drogas e receptação. O outro envolvido, de 23 anos, não possuía antecedentes criminais. A perícia técnica da Polícia Civil foi acionada e compareceu ao local. A PM segue em diligências para localizar os demais envolvidos.

Socorro a recém-nascida

Durante a ocorrência, uma moradora acionou a PM ao perceber que sua filha recém-nascida apresentava sinais de engasgo. A mulher disse que não conhecia os suspeitos, mas ouviu telha quebrando perto do quarto da filha, além de ver rastro de sangue na porta de casa. 

Os militares encaminharam a criança para a UPA Oeste. No caminho até a unidade de saúde, os militares conseguiram realizar o desengasgo da recém-nascida.