Um homem, ainda não identificado, foi preso pela Polícia Militar Rodoviária na madrugada desta sexta-feira (22/8), no limite entre Belo Horizonte e Sabará. Ele é suspeito de integrar uma quadrilha especializada em furtar e roubar caminhoneiros. Além dele, outros cinco suspeitos foram perseguidos pela polícia, mas conseguiram fugir para uma área de mata. Na ação, dois carros clonados foram apreendidos, ambos haviam sido furtados em Belo Horizonte em julho deste ano. 

Segundo a corporação, os policiais avistaram os veículos suspeitos durante a operação e deram ordem de parada, que não foi obedecida. Os ocupantes pularam dos carros em movimento, antes que eles parassem. Um dos automóveis, sem o freio de mão acionado, desceu uma rua e bateu no muro de uma escola. 

Durante a fuga, os suspeitos atiraram contra os militares, que revidaram. Ninguém foi atingido. Apesar do apoio de um helicóptero e de rondas na região, os demais integrantes do grupo não foram localizados. A Polícia Militar afirmou que os fugitivos já foram identificados e que as investigações continuam. 

Além da prisão, os dois veículos foram recuperados. 

Como atuavam? 

De acordo com a polícia, o grupo já vinha sendo monitorado pelo setor de inteligência e agia principalmente em postos de combustíveis ao longo da BR-381. Os criminosos atacavam caminhões e carretas com cargas em locais de pouca visibilidade. Eles rasgavam as lonas para furtar a mercadoria e revendê-la em seguida. 

Ainda segundo a corporação, quando motoristas ou testemunhas flagravam a ação, eles recorriam à violência. O grupo é apontado como responsável por mais de dez crimes em apenas 20 dias.