Brasileirão

América luta, mas perde para o Palmeiras no Independência e permanece no Z-4

Coelho teve algumas oportunidades, mas o Porco pressionou e mostrou sua superioridade em campo

Por Gabriel Moraes
Publicado em 21 de julho de 2022 | 21:59
 
 
 
normal

O América até tentou jogar de igual para igual, principalmente no primeiro tempo, mas não foi páreo para a qualidade do elenco adversário e perdeu para o Palmeiras por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (21), no Independência. O resultado fez o time mineiro permanecer com 18 pontos e na 17ª posição, na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro Sèrie A.

Por outro lado, o Porco aproveitou o empate do Atlético diante do Cuiabá e abriu quatro pontos na liderança. A equipe paulista chega aos 36, neste término de 18ª rodada, quase no fechamento do primeiro turno.

Apesar de um alento no meio do caminho, com a classificação às quartas de final da Copa do Brasil sobre o Botafogo, o América acumulou a sua terceira derrota seguida no Brasileirão. O próximo compromisso será diante de um adversário direito na briga contra a degola: o Atlético-GO, que tem um ponto a menos. Partida será no próximo domingo (24), às 18h, em Goiânia.

O jogo

Apesar de os dois clubes viverem situações distintas no campeonato, o primeiro tempo foi equilibrado. O América começou tendo uma maior posse de bola e chegou a levar perigo logo no início, numa jogada entre Pedrinho e Matheusinho, mas depois não soube mais aproveitar as oportunidades ao chegar na frente. Após os 15 minutos, o Palmeiras se ajeitou taticamente e controlou a partida.

Com jogadas principalmente pelo lado direito, com Dudu, o Coelho passou por apuros, sem contar os chutes de Raphael Veiga e os cruzamentos na área. Por outro lado, a equipe de Belo Horizonte conseguiu sair em lances de velocidade com seus atacantes, mas pecava nas finalizações.

Aos 24 minutos, o Porco chegou a balançar as redes com Wesley, mas havia irregularidade na área e o gol foi anulado. Depois disso, a partida continuou lá e cá com mais superioridade dos paulistas, mas o placar permaneceu inalterado até o fim da primeira etapa.

O segundo tempo começou intenso, com o elenco de Abel Ferreira tendo mais vontade de triunfar, principalmente após saber que o Atlético empatou com o Cuiabá, assim, poderia abrir mais vantagem na liderança. No entanto, a pressão não furou a defesa alviverde.

Aos 17 minutos, o lance de maior perigo ao time mineiro: Matheusinho fez boa jogada pela ponta e cruzou para o atacante Henrique Almeida, que cabeceou e o goleiro Weverton fez excelente defesa. A perda da chance custou caro para o Coelho.

Cerca de dois minutos depois, Gustavo Scarpa, que havia acabado de entrar, recebeu bola na direita, ajeitou para a perna esquerda e bateu no canto, sem chances para Cavichioli. 1 a 0 para o Verdão!

Após o lance, o Palmeiras continuou dominando a partida e teve diversas chances para ampliar o placar, mas sem êxito. No último lance, um gol perdido de forma quase inacreditável: após um cochilo da zaga do Verdão, Raúl Cáceres tocou para o volante Juninho, que recebeu sozinho na pequena área, sem goleiro, mas chutou para fora.

FICHA TÉCNICA

O quê: América x Palmeiras

Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A

Quando: quinta-feira, 21 de julho de 2022, às 20h (de Brasília)

Onde: Arena Independência, em Belo Horizonte

América: Matheus Cavichioli; Patric, Iago Maidana, Éder, Germán Conti e Danilo Avelar (Raúl Cáceres); Juninho e Matheusinho (Gustavinho); Pedrinho (Felipe Azevedo), Everaldo (Índio Ramirez) e Henrique Almeida (Carlos Alberto). Técnico: Vagner Mancini

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Vanderlan; Danilo (Gabriel Menino), Zé Rafael e Raphael Veiga (Gustavo Scarpa); Dudu (Breno Lopes), Merentiel (José López) e Wesley (Breno Lopes). Técnico: Abel Ferreira

Arbitragem: Bráulio da Silva Machado (SC); Kléber Lúcio Gil (SC) e Alex dos Santos (SC). VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)

Gol: Gustavo Scarpa (19' do 2ºT)

Cartões amarelos: Matheusinho, Iago Maidana, Raúl Cáceres e Patric (AME); Danilo, Wesley e José López (PAL)

Público: 6.462

Renda: R$ 183.630,00

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!