Pode vir investimento de John Textor, técnico português e torcida visitante em peso no Independência. O América não tomou conhecimento do Botafogo e meteu 3 a 0 no time carioca na noite desta quinta-feira (30), em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Os gols alviverdes foram feitos pelo atacante Wellington Paulista e pelo lateral-esquerdo Danilo Avelar, ainda no primeiro tempo. O terceiro foi marcado pelo meia Alê, no início da etapa final.
Agora, para perder a classificação às quartas de final da milionária competição, somente um resultado desfavorável por, pelo menos, quatro gols de diferença no Rio de Janeiro. Com derrota por 3 tentos, decisão seria nos pênaltis. A partida de volta está marcada para acontecer no dia 14 de julho, no estádio Nilton Santos.
Mas, antes disso, o próximo compromisso do Coelho é pelo Brasileirão Série A. A equipe pega o Goiás, no domingo (3), às 18h, em Belo Horizonte. Já o Fogão vai a Bragança Paulista enfrentar o Red Bull Bragantino, um dia depois.
O jogo
Nos primeiros minutos de partida, o Botafogo ficou mais com a bola, mas não ofereceu perigo ao gol de Matheus Cavichioli. Para colocar fogo na partida, o América tratou logo de abrir o placar: aos 5 minutos, Patric avançou pela direita e cruzou para o atacante Wellington Paulista, que cabeceou para o chão e a bola entrou entre as pernas de Gatito Fernández.
Mesmo tendo feito o primeiro, o Coelho continuou avançando, se apropriando da falta de efetividade dos botafoguenses na frente. Aos 11 minutos, mais um lance que indicava uma completa confusão defensiva dos botafoguenses: o atacante Everaldo cruzou na área, e WP9 e Pedrinho foram em direção à bola para fazer o segundo, mas foram marcadas irregularidades no lance.
Pedrinho e Everaldo continuavam oferecendo risco, mas, depois, foi o Botafogo que chegou mais perto do empate. O atacante Matheus Nascimento acertou a bola na trave duas vezes, por volta dos 20 minutos. Após, o confronto passou a ficar lá e cá e mais aberto, com ataques de ambas as partes. Aos 34 minutos, o time de Vagner Mancini tratou de ampliar o placar.
Patric, que já havia dado a assistência para o primeiro tento, cobrou escanteio na cabeça de Danilo Avelar, que jogou como lateral-esquerdo e mandou para o fundo das redes. Após isso, ainda houve chances de um terceiro, mas o primeiro tempo terminou em 2 a 0.
Na etapa final, o treinador Luís Castro desfez o esquema com três zagueiros e colocou o time mais à frente, mas era a equipe mineira que chegava mais perto de fazer o gol. Logo aos 6 minutos, após lançamento, Paulista desvia e a bola sobra para o volante Lucas Kal que, quase embaixo da trave, chuta para fora.
Aos 13, o terceiro gol americano veio. Em contra-ataque, o meia Alê recebeu lançamento na área e bateu de primeira — a bola novamente passou entre as pernas do arqueiro paraguaio e entrou na meta. Várias alterações foram feitas pelos times; do lado do Botafogo, para melhorar o ataque, do lado do América, dar mais consistência defensiva e velocidade nos contra-golpes.
O jogo continuou disputado, com chances claras dos dois clubes, mas com mais perigo efetuado pelos mandantes. O Botafogo até tentou abafar os adversários, mas a desorganização em campo não permitiu que eles, pelo menos, diminuíssem a diferença. Final, 3 a 0 e vaga encaminhada.
FICHA TÉCNICA
O quê: América x Botafogo
Motivo: ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Quando: quinta-feira, 30 de junho de 2022, às 19h (de Brasília)
Onde: Arena Independência, em Belo Horizonte-MG
América: Matheus Cavichioli; Patric, Luan Patrick, Éder e Danilo Avelar (Marlon); Lucas Kal, Juninho e Alê (Juninho Valoura); Everaldo (Felipe Azevedo), Pedrinho (Matheusinho) e Wellington Paulista (Aloísio). Técnico: Vagner Mancini
Botafogo: Gatito Fernández; Kanu, Joel Carli e Philipe Sampaio (Jeffinho); Daniel Borges (Saravia), Kayque (Del Piage), Patrick de Paula, Chay e Hugo; Matheus Nascimento e Diego Gonçalves (Vinicius Lopes (Daniel Cruz)). Técnico: Luís Castro
Gols: Wellington Paulista, aos 5' do 1º T (AME); Danilo Avelar, aos 34' do 1º T (AME); Alê, aos 13' do 2º T (AME)
Cartões amarelos: Éder e Wellington Paulista (AME); Jeffinho e Saravia (BOT)
Arbitragem: Jean Pierre Goncalves Lima (RS); Leirson Peng Martins (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS). VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP)
Público: 3.861
Renda: R$ 92.943,00