Visando garantir a segurança das pessoas, o Cariogalo, consulado de torcedores do Atlético no Rio de Janeiro, divulgou uma lista de recomendações aos atleticanos que pretender assistir ao jogo contra o Flamengo, na quarta-feira (13), no Maracanã. Assunto virou pauta após mensagens ameaçadoras de flamenguistas contra os alvinegros e reuniões entre órgãos públicos com foco no evento.

Entre as dicas, o consulado pede aos torcedores que não estarão de veículos fretados se desloquem ao estádio preferencialmente de ônibus, metrô ou transporte por aplicativo, de camisa neutra. É recomendado que os atleticanos só vistam o manto do time já no Maracanã, para não ficarem visados nos arredores e pela capital fluminense.

Também foi pedido que os torcedores não fiquem aglomerados, fazendo qualquer categoria de festa antes ou depois do jogo fora do Maracanã. "É importante que os torcedores do Galo, residentes e visitantes, tenham consciência de que a operação das forças policiais não pode conter toda possibilidade de violência (embora seja esta a intenção). Por isto , um pouco de cautela é sempre aconselhável", diz.

Em jogos no Rio, a torcida visitante pode sair a partir dos 40 minutos do 1º tempo. Se esperar o término da partida, a saída pode acontecer somente em aproximadamente uma hora.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá monitorar toda a BR-040, rodovia que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, com foco nos ônibus fretados e de torcidas organizadas. No Estado vizinho, a operação ficará por conta principalmente do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe-RJ).

Para ir à partida, os 4.500 torcedores do Galo necessitam de trocar o voucher pelo ingresso físico. Quem não o fez em Minas, precisa realizá-lo no Maracanã no dia da partida, a partir das 19h. Local:  Contêiner Célio de Barros (entrada do Portão 11). A torcida do Atlético ficará no Setor Sul B (Visitante), com acesso pela Rua Professor Eurico Rabello.

Flamengo e Atlético entram em campo às 21h30, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. No Mineirão, os mandantes venceram por 2 a 1.