Chegou o dia de um dos jogos mais aguardados da temporada do futebol brasileiro. Rivais ferrenhos, Flamengo e Atlético, protagonistas da maior rivalidade interestadual do país, se enfrentam nesta quarta-feira (13), no Maracanã, às 21h30, em jogo que vale vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Entre o jogo de ida, no final de junho, com vitória atleticana por 2 a 1, no Mineirão, e esta quarta, uma guerra de nervos que só apimenta ainda mais o já quente duelo.

O Galo joga por um empate para avançar para a fase seguinte e, também, vencer a segunda 'decisão' do ano contra o Flamengo. Em fevereiro, na final da Supercopa do Brasil, em Cuiabá, o Atlético derrotou o rival nos pênaltis, depois de um 2 a 2 no tempo normal, e levantou sua primeira taça em 2022. O duelo desta quarta não vale taça, mas coloca na conta do classificado R$ 3,9 milhões e a vaga entre os oito melhores do torneio - um sorteio, em data a ser definida, irá definir os confrontos das quartas.

Para se classificar, o Flamengo precisa vencer por dois gols de diferença. Em caso de uma vitória rubro-negra por um gol de diferença, a definição da vaga irá para os pênaltis, assim como ocorreu em Cuiabá, quando foram necessárias 24 cobranças para definir o vencedor.

Entre o jogo de ida, realizado em 22 de junho, no Mineirão, e a partida de volta, nesta quarta, o que não faltou foi guerra nos bastidores, o que fez o duelo ser cercado de expectativas. No Mineirão, Gabigol disse que no Maracanã seria um 'inferno', frase que foi parar no tribunal, enquanto os torcedores rubro-negros fizeram graves ameaças em redes sociais. Um procurador do Ministério Público Federal chegou a afirmar que o clima não é bom e tende a piorar. No Rio, torcedores do Galo chegaram a divulgar uma lista de recomendações para os atleticanos que pretendem ir ao Maracanã.

Dirigentes de ambos os lados se posicionaram e as reclamações atleticanas sobre atuações da arbitragem foram criticadas por comandantes flamenguistas. O Atlético ainda espera se reunir com responsáveis pela arbitragem antes do duelo no Maracanã. Ou seja, o que não falta é lenha na fogueira.

Os times

Em terceiro lugar no Brasileiro e classificado para as quartas de final da Copa Libertadores, o Atlético de Turco Mohamed está vivo em todas as competições em 2022. Para seguir em frente na Copa do Brasil, deve contar com os retornos de Nathan Silva, na zaga, poupado do jogo de domingo, contra o São Paulo, assim como Arana, além de Mariano, que deve começar jogando. Zaracho, que vem ganhando minutos após retornar de contusão, ganha ritmo e pode desempenhar importante ao lado de Nacho no meio-campo. Hulk, que vai completar 100 jogos pelo Galo, segue como principal arma alvinegra, possivelmente ao lado de Vargas no ataque.

Do lado rubro-negro, o técnico Dorival Júnior poupou vários jogadores no duelo de domingo, contra o Corinthians, pelo Brasileirão, entre eles, jogadores importantes como Filipe Luís e Everton Ribeiro, que não começou jogando em São Paulo. Arrascaeta foi outro que foi poupado no duelo contra o Timão.