Alexandre Kalil (PSD), conselheiro e ex-presidente do Atlético, participou na manhã desta quarta-feira (25) de uma reunião com o vice-presidente do Galo, José Murilo Procópio, na sede do clube no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, para conhecer o projeto de venda do Diamond Mall e se mostrou favorável a uma negociação do imóvel. A transação do restante do shopping que ainda pertence ao clube (49,9%) renderia cerca de R$ 350 milhões e seria essencial para sanar parte das dívidas do Galo.
"O que vai se fazer a respeito da venda do shopping eu fiquei satisfeito, porque o presidente vai assumir uma comissão para estudos, vai ser bem transparente, e vai ser apresentado ao conselho deliberativo", comentou Kalil. "E é aquela história, o aperto do Atlético é o presidente quem sabe, então nós temos que respeitar isso", completou.
Kalil acabou se afastando dessas tratativas internas do clube quando assumiu o cargo de prefeito de Belo Horizonte, em 2017, em seu primeiro mandato. Agora que deixou a prefeitura para se lançar a pré-candidato do governo de Minas, Kalil também busca se inteirar de questões do Galo.
"No Atlético, tudo que me chamarem e me solicitarem e eu estou à disposição porque, afinal de contas, é o que eu gosto de fazer: passar o domingo de manhã com minhas netas e assitir ao Atlético de tarde", disse.
O ex-presidente alvinegro elogiou a forma como o processo está sendo feito. "A princípio, eu acho que está sendo feito com muito juízo, com responsabilidade. São homens de bem. Agradeço a gentileza de me chamarem para essa reuniã. Estou satisfeito", explicou.
A venda do Diamond seria essencial para que o Atlético saisse do vermelho. O presidente do Atlético, Sérgio Coelho, defende essa transação para quitar parte das dívidas do clube, que ultrapassam a casa de R$ 1 bilhão. O Galo ainda tem 49,9% do shopping, já que a venda dos outros 50,1% do shopping Diamond já foi feita para viabilizar o início da construção da Arena MRV.
A votação do Conselho Deliberativo do Atlético para a aprovação ou não da venda do shopping DiamondMall já tem data marcada. Nos dias 30 e 31 maio. Para que a venda do shopping seja aprovada, é preciso ter 2/3 de votos favoráveis do número total de conselheiros, ou seja, 280. Leia mais aqui.
Nenhum dos mecenas do Galo, os 4R (Rafael e Rubens Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador) foram vistos na sede de Lourdes durante a reunião. Rafael Menin, inclusive, já declarou ser necessária a venda do Diamond para o clube sair do sufoco.