Apesar de começar o jogo já classificado às oitavas de final da Copa Libertadores, uma vitória do Atlético contra o Tolima no Mineirão era importante por causa da classificação geral na competição, o que pode dar vantagem nas próximas fases.
Com a derrota por 2 a 1 para o Tolima, entenda como ficou a situação do Galo na Libertadores 2022:
Ao término desta 6ª e última rodada da fase de grupos, o time mineiro soma 11 pontos. À frente dele, ficaram Palmeiras (18), River Plate (16), Flamengo (16) e Estudiantes (13), ou seja, neste momento, a equipe é a 5ª na classificação geral dos oito grupos.
No entanto, nesta quinta-feira (26), há o fechamento dos grupos B e E da Libertadores. No primeiro, ninguém pode ultrapassar o Atlético, mas no segundo, sim. Deportivo Cali e Corinthians têm 8 pontos cada, e, caso vençam, podem abocanhar a posição do alvinegro, que está com 4 gols de saldo.
O clube colombiano tem o mesmo saldo e encara o Boca Juniors, com 7 pontos, em Buenos Aires – uma simples vitória já é o suficiente para ultrapassar o Atlético. Já o Corinthians tem 1 gol de saldo e joga contra o Always Ready, em São Paulo.
Todos os primeiros colocados dos grupos decidem as oitavas em casa – os duelos serão conhecidos em sorteio, que acontece na próxima sexta-feira (27), na sede da Conmebol, no Paraguai.
A partir das quartas de final, o Galo pode pegar quem terminar à sua frente e, com isso, pode definir a classificação fora. A final da Libertadores 2022 será em jogo único e em campo neutro, no estádio do Barcelona de Guayaquil, no Equador.