Josias Pereira
@josiaspereira
27/10/21
05h00

Planejando 2022

Quem deve ficar ou sair? Futuro de atletas do Cruzeiro é incerto para 2022; veja

Raposa tem quase metade do elenco com vínculo se encerrando no fim da temporada; com dificuldades, time pode perder atletas e corre para ficar com Luxa

Jogadores do Cruzeiro possuem vida incerta com proximidade de término de temporada — Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Josias Pereira | @josiaspereira
27/10/21 - 05h00

Com remotas possibilidades de retorno à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tem sete jogos para buscar a pontuação que lhe falta para assegurar uma reta final de temporada tenicamente tranquila e definir o planejamento de 2022. Uma das prioridades é a manutenção do técnico Vanderlei Luxemburgo e a sequência de sua comissão. 

Mas existem outras pendências, especialmente envolvendo a permanência ou não de atletas do elenco que estão com contratos próximos do término ou que já podem assinar vínculos prévios com outras equipes. São 15 atletas cruzeirenses nesta situação, quase metade do elenco. 

Há também um outro fator. A partir de dezembro, o Cruzeiro vai virar clube-empresa e o contrato de todos os jogadores serão repassados ao novo registro. Esta mudança será fundamental para os novos rumos do clube com um investidor na gestão do futebol. 

Até o fim do ano

Atualmente, o grupo cruzeirense é composto por 33 atletas. Dentro deste elenco, os jogadores abaixo possuem 'prazo de validade' em temos contratuais na Toca da Raposa II. Os vínculos se encerram em dezembro:  

Fábio, Joseph, Rhodolfo, Léo Santos, Norberto, Jean Victor, Ariel Cabral, Flávio, Henrique, Giovanni, Rafael Sobis, Felipe Augusto, Dudu, Wellington Nem e Keké. 

Dos nomes, Fábio é uma prioridade da diretoria. O presidente Sérgio Santos Rodrigues ressaltou conversas adiantadas com o atleta para 2022, temporada que poderá fazer o goleiro atingir a marca de mil jogos pelo Cruzeiro, um recorde na história celeste e também em todo o futebol brasileiro e mundial. 

Recentemente, Giovanni, em entrevista coletiva adiantou que quer seguir na Toca, mas que não foi procurado pela diretoria cruzeirense, Veteranos do elenco celeste de outros 'carnavais', o trio Ariel Cabral, Henrique e Rafael Sobis podem encerrar a história na Toca da Raposa II. O último, no caso, já sinalizou que vai aposentar ao fim desta temporada.

Ariel Cabral, apesar de algumas partidas, está longe de ser uma figura constante no elenco e, por vezes, flertou com saídas da Toca, sendo inclusive emprestado para o Goiás na última temporada. Já Henrique não joga há mais de um ano, a última vez foi em 8 de outubro de 2020, em partida válida pela 14ª rodada da última Série B, quando a Raposa perdeu para o Sampaio Corrêa por 2 a 1, no Mineirão.  

Dos nomes restantes, Joseph não joga desde a sétima rodada da Série B, em junho. E tem ainda indefinições, como o caso de Wellington Nem, que fechou com o Cruzeiro um contrato de produtividade e teve o vínculo ampliado até o fim da temporada. 

Para ficar de olho até a metade de 2022 

Na fila de observações da diretoria do Cruzeiro está também contratos que se encerram até a metade do ano que vem. O zagueiro Eduardo Brock, por exemplo, tem vínculo até o fim do Campeonato Mineiro, em maio do ano que vem. O jogador é titular com Luxemburgo e já manifestou interesse em uma possível permanência.

Um dos jovens destaques do time, Vitor Leque tem contrato de empréstimo também até o mesmo período de Brock, porém o Cruzeiro já adiantou que quer exercer a opção de compra, R$ 700 mil. Primeira contratação celeste para a temporada 2021, Marcinho tem contrato com o Cruzeiro até abril da próxima temporada. É outro jogador considerado como um bom valor em termos de opções.   

Potenciais negociações 

Destaques do elenco cruzeirense, atletas como o volante Adriano (vínculo até dezembro de 2022) e o atacante Thiago (contrato até dezembro de 2023) estão na mira de eventuais negociações pensando no caixa para 2022. Marcelo Moreno, vinculado à Raposa até dezembro de 2022, é outro jogador que constantemente tem sondagens de clubes do futebol sul-americano e no início deste ano esteve inclusive cotado para deixar a Toca da Raposa II. 

Pensando ainda no que resta na Série B 

Apesar de praticamente caminhar para um término de temporada sem o brilho que a torcida esperava, Giovanni, um dos jogadores de vínculo se encerrando com o Cruzeiro, destacou que, ao seu ver, não é o momento do time já voltar todas as suas atenções para 2022. Segundo ele, o clube e o grupo possuem alvos que precisam ser atingidos. 

"Não é o momento ainda de pensarmos em 2022. Estamos no meio de uma competição. Temos ainda sete jogos pela frente. Jogos difíceis contra adversários que vêm jogar contra o Cruzeiro dão o seu máximo, dão o seu melhor, sabem da repercussão que é jogar contra o Cruzeiro, então acho que o momento é focar neste ano, nas sete partidas que nós temos e deixar o planejamento para o professor Vanderlei Luxemburgo, que ficar, que vai resolver todas as situações", salientou o meia. 

Demais términos de contratos de jogadores do Cruzeiro: 

Lucas França até dezembro de 2023 

Ramon até dezembro de 2023 

Matheus Pereira até junho de 2023

Lucas Ventura até dezembro de 2022

Matheus Neris até dezembro de 2022 

Vinícius (goleiro) até dezembro de 2023

Raúl Cáceres até dezembro de 2022

Rômulo até dezembro de 2023

Marco Antônio até dezembro de 2022

Bruno José até dezembro de 2024 

Zé Eduardo até dezembro de 2023

Claudinho até julho de 2025

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar

Ver todos
Fechar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000