Joia

Ala Gui Carvalho prestes a ganhar mais espaço no basquete do Minas Tênis Clube

Jogador, que reúne convocação para seleção adulta, é uma das grandes apostas da diretoria do clube para temporada 2020/2021 do NBB

Por Daniel Ottoni
Publicado em 14 de agosto de 2020 | 06:00
 
 
 
normal

A redução de 30% no orçamento fez a diretoria do time de basquete masculino do Minas pensar em novas possibilidades de seguir tendo um forte elenco. Uma receita antiga, mas que se acostumou a trazer bons resultados, será mantida e expandida, sabendo do retorno que pode dar. 

A ideia do clube para a temporada 2020/2021 é aumentar o número de jogadores da base no elenco que seguirá sob o comando de Léo Costa. Entre os jovens, um terá destaque especial. 

"A intenção é termos oito jogadores mais experientes, mas que sejam muito bons. O restante da equipe será formada de atletas mais jovens vindos da base, que deverão ter mais tempo de quadra. O ala/armador Gui Carvalho, por exemplo, será protagonista em nosso projeto", destaca o diretor Alexandre Cunha, referindo-se ao atleta de 18 anos que já ganhou chance de convocação, até mesmo, na seleção adulta. 

Gui ganhou poucos minutos de quadra na última temporada e é considerado um xodó da torcida. A tendência é que ele ganhe mais espaço para mostrar seu valor. "O Gui é um jovem muito talentoso, dedicado e com potencial altíssimo. Na temporada passada, por ainda estar na escola e diversos outros motivos, ele não conseguiu acompanhar totalmente a rotina da equipe adulta, e com isso seu espaço ficou reduzido. Conversei bastante com ele sobre isso e este ano tem tudo para ter uma evolução excelente. Conto com o Gui como uma peça importantíssima na rotação da equipe nesta temporada e tenho certeza que ele está pronto para este momento”, elogia Léo Costa, técnico do Minas

Referências

Na última temporada, Gui teve, dentro do elenco do Minas, duas inspirações que ajudaram bastante na sua evolução. “Eu aproveitei demais estar ao lado de Alex e Leandrinho. Sempre gostei muito de observá-los jogando, as tomadas de decisão e os movimentos. Tento reproduzir algumas coisas que eles fazem, pratico muito para aperfeiçoar e chegar no nível deles. Qualquer dúvida que tinha, eu perguntava e eles me respondiam. Foi uma troca de conhecimento muito grande, me ensinaram muito. Quando eu errava alguma coisa, o Alex vinha e brigava comigo, mas sempre cobrando porque sabia que eu poderia render mais”, lembra. 

Talento nato

Na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) de 2019, Gui foi o líder da equipe do Minas. Aos 17 anos, suas médias foram de 14,5 pontos, 6,4 rebotes e 2,6 assistências no campeonato sub-20. Ele acabou sendo um dos principais jogadores da Seleção Brasileira que conquistou o Sul-Americano sub-17.

Em fevereiro de 2020, Gui Santos foi convocado por Aleksandar Petrovic para a Seleção Brasileira adulta. A promessa do Minas totalizou 11 pontos nos dois jogos contra o Uruguai, válidos pelas eliminatórias da Copa América de 2021.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!