O Campeonato Brasileiro Feminino Série A1, primeira divisão da modalidade no país, será retomada no dia 26 de agosto. A competição foi interrompida em 15 de março deste ano pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Ainda não foi feita nenhuma reunião com os representantes dos 16 clubes da Série A1, dentre eles o Cruzeiro, única equipe de Minas Gerais na elite. No entanto, de acordo com Romeu Castro, supervisor de futebol feminino da CBF, a expectativa é de que os detalhes da retomada sejam divulgados até a próxima quarta (8). Também, deve ser realizada uma vídeo-conferência com os clubes ainda nesta semana.
"Dia 26 a competição se reinicia pelos jogos adiados da quinta rodada. No dia 29, teremos rodada cheia e recomeçamos com as equipes em igualdades de condições. Quanto aos protocolos e questão financeiras, vamos divulgar, entre hoje e quarta-feira, o calendário completo com todas as competições de futebol feminino e essas informações", disse Romeu ao Super.FC.
Há questões importantes a ser detalhadas, como o protocolo para a retomada da competição. Ainda não se sabe se será em uma única sede ou nas próprias cidades das equipes. Também, quem vai custear os testes de detecção do coronavírus para as equipes.
Como o supervisor da CBF citou, no dia 26 de agosto devem ser realizadas as partidas que restam para complementar a quinta rodada, interrompida em março. São três jogos: Corinthians x Ferroviária, Internacional x Flamengo e Santos x Audax.
Já para o dia 29, com a sexta rodada, o Cruzeiro vai receber o Grêmio. As Cabulosas ocupam a sétima posição da tabela, com nove pontos conquistados em 15 disputados.
Brasileiro Série A2
Os representantes de Minas Gerais na Série A2 são Atlético e América. A CBF ainda não tem uma previsão da retomada da competição, interrompida logo na primeira rodada. A expectativa é de um recomeço em setembro.
Na estreia, o América venceu o SERC em casa por 6 a 0. Já o Atlético empatou em 0 a 0 com o Vila Nova, também em Belo Horizonte. As equipes seguem treinando de maneira remota, acompanhadas à distância, sem previsão de retomada dos treinos.