A 'tragédia do Sarriá' marcou profundamente os brasileiros. A eliminação no time de Telê Santana, na partida contra a Itália, com três gols de Paolo Rossi, deixou todo um país, praticamente de luto. Mas outros números também marcaram o Mundial, que foi disputado na Espanha e terminou com o título conquistado pela Itália.
Confira alguns números:
- O Sarriá, histórico estádio que foi palco de outros dois jogos daquele Mundial, além da decisão da Copa da Uefa de 1987/88 e de seis jogos da 1ª fase da Olimpíada de 1992, foi demolido em 1997. Hoje existe um conjunto habitacional no local.
Vários acontecimentos marcantes foram registrados no Brasil em 1982
- Zico foi o artilheiro brasileiro na Copa, com 4 gols, atrás de Rummenigge, com 5, e de Paolo Rossi, com 6.
- A seleção dos melhores da Copa foi formada por Dino Zoff (ITA); Claudio Gentile (ITA), Luizinho (BRA), Fulvio Collovati (ITA) e Júnior (BRA); Zbigniew Boniek (POL), Falcão (BRA), Michel Platini (FRA) e Zico (BRA); Paolo Rossi (ITA) e Rummenigge (ALE).
- A Polônia venceu a França por 3 a 2, na decisão do terceiro lugar.
O esquadrão canarinho, que encantou, mas não levou
- Com 4 atletas, o São Paulo foi o time com mais jogadores convocados, seguido por Atlético e Flamengo com 3.
- Além de Telê Santana, outros dois técnicos brasileiros estiveram na Copa de 82: Tim, com a Seleção Peruana, e Carlos Alberto Parreira, da seleção do Kuwait.