Por mais que tenham cumprido sua obrigação e dever de colaborar com o esporte mineiro, importantes dirigentes do vôlei do Estado tiveram reconhecido seu trabalho pela Federação Mineira de Vôlei (FMV). A entidade sugeriu o nome de Odelmo Leão, prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, Guto Braga, presidente do Praia Clube, além de Ricardo Santigo, presidente do Minas Tênis Clube para receber o título de Emérito Dirigente pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

A aprovação da indicação, realizada há 15 dias, aconteceu em reunião realizada nesta quarta-feira por meio de videoconferência. A ideia é que a formalização da homenagem aconteça assim que a pandemia do novo coronavírus fique pra trás. A CBV tem três tipos de honrarias concedidas a quem fez tanto pela modalidade: Eméritos, Beneméritos e Grandes Beneméritos. 

Diversos nomes do vôlei mineiro integram as listas como Vittorio Medioli, presidente do Sada Cruzeiro, a ex-central Ana Flávia, Sérgio Bruno Zech Coelho, ex-presidente do Minas, Hélcio Numam Macedo, a ex-jogadora Hilma e o ex-oposto Anderson Rodrigues para citar apenas alguns das dezenas de homenageados. 

O prefeito de Uberlândia foi responsável por todas as ações promovidas pela FMV na cidade do Triângulo Mineiro. Odelmo teve grande responsabilidade no sucesso dos eventos realizados na Arena Sabiazinho, como o Pré-Olímpico que classificou a seleção feminina para Tóquio 2020, além da reativação das escolinhas no Uberlândia Tênis Clube. 

"Fiquei muito feliz em receber esta indicação. Realizamos em Uberlândia várias competições de alto nível do esporte. Apesar de termos feito da cidade a capital do vôlei no Brasil, sei o quanto o esporte é importante para o desenvolvimento e a saúde de todos da nossa cidade e, por isso, nossas ações nesta área nunca param. Oferecemos, por meio da Futel, 12 mil vagas em 18 modalidades esportivas olímpicas para crianças e jovens entre 7 e 17 anos. Aproveito a ocasião para saudar o presidente do Minas Tênis Clube, Ricardo Santigo, e o meu amigo Guto Braga, Presidente do Praia Clube, que também foram indicados à receber esta homenagem. Obrigado à Federação Mineira de Vôlei e ao presidente e parceiro Tomás Mendes", agradeceu Leão. 

Trabalho do Praia alcançou o topo após degrau por degrau

A realização de tantos eventos em Uberlândia também contou com a participação do presidente do Praia, um dos clubes mais bem estruturados do país e que conta com um time de alto investimento na Superliga, já tendo conquistado o maior torneio nacional em 2018, além da Supercopa em 2019. 

As categorias de base do Praia Clube são atuantes em boa parte dos campeonatos nacionais, estaduais e regionais. O clube foi a sede do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-14, em 2019, batendo recorde de jogos em apenas uma edição, com 65 partidas em 5 dias. 

"Ficamos felizes de ser uma referência do vôlei feminino do Brasil ao lado do Minas, sempre disputando as primeiras posições dos campeonatos mais importantes. Quando a equipe profissional faz sucesso, existe a motivação dos jovens para que novos atletas sejam gerados. Antes, o destaque nacional ficava no Rio de Janeiro e em São Paulo e hoje vemos o foco em Minas Gerais. Isso é fruto de um planejamento que foi subindo degrau por degrau e já possui 12 anos de história. Muitos diretores do Praia estiveram envolvidos além de um grande patrocinador que acreditou no projeto e nos dá todo o suporte durante todo este período", comenta Guto Braga. 

Presidente do Minas divide indicação com equipe que o acompanhou na gestão

Ricardo Santigo tem relação de décadas com o vôlei por ter sido ex-atleta do do Minas. Sua participação também foi relevante na trajetória recente de conquistas do vôlei feminino, como título da Superliga, três Sul-Americanos e vice Mundial. A tradição do clube vai além da categoria profissional, com sua base participando de todos os Campeonatos Brasileiros Interclubes, conseguindo títulos e medalhas em várias categorias. O Minas é o único que já participou de todas as edições da Superliga entre homens e mulheres.

"Pra mim, é motivo de muito orgulho receber essa homenagem, ainda mais em um momento como este em que muitos líderes de organizações enfrentam a atual situação. Eu fui atleta, joguei em todas as categorias das seleções de base e recebo essa indicação como algo muito gratificante. Esta obra não é só minha, diretores e colabadores têm sua parcela de contribuição porque eles também têm o esporte no coração, o que tende a dar resultados positivos. Nosso time tem me ajudado muito nestes quatro anos de gestão", pontua Santiago. 

Fiquei muito feliz em saber que fui indicado a receber o título de Emérito Dirigente da Confederação Brasileira de Voleibol. Vocês se lembram que realizamos aqui várias competições de alto nível do esporte, como finais de Superliga, Supercopa, Sul-Americano de Clubes e até a nossa seleção feminina carimbou uma vaga para as próximas Olímpiadas aqui, na nossa Arena Sabiazinho. Apesar de termos feito de Uberlândia a capital do vôlei no Brasil, sei o quanto o esporte é importante para o desenvolvimento e a saúde de todos da nossa cidade e, por isso, nossas ações nesta área nunca param. Oferecemos, por meio da Futel, 12 mil vagas em 18 modalidades esportivas olímpicas para crianças e jovens entre 7 e 17 anos. Aproveito a ocasião para saudar o presidente do Minas Tênis Clube, Ricardo Santigo, e o meu amigo Guto Braga, Presidente do Praia Clube, que também foram indicados à receber esta homenagem. Obrigado à Federação Mineira de Vôlei e ao presidente e parceiro Tomás Mendes. Contem sempre comigo!