A semifinal do Sul-Americano de vôlei masculino de vôlei foi uma reedição da decisão recente da Copa Brasil, torneio que valeu como classificatório para a competição internacional. Fiat Gerdau Minas e Vôlei Renata (SP) voltaram a se enfrentar, agora no ginásio do Riacho, em Contagem, que recebe o torneio pela segunda vez consecutiva.

O time de BH repetiu o triunfo diante dos campineiros, agora por 3 a 0 (29/27, 25/21 e 25/23) para ir com tudo para a final do evento continental. 

O Minas faz a melhor temporada dos últimos anos, tendo conquistado a Copa Brasil e estando como líder da Superliga com apenas duas derrotas sofridas. A consistência do time do técnico Nery Tambeiro, um dos principais trunfos para o bom momento, se repetiu em quadra e fez a diferença diante de um adversário que oscilou demais, não sabendo aproveitar os momentos de 'matar' o oponente, principalmente no primeiro set. 

O Vôlei Renata chegou a ter 16 a 10 no set de abertura antes de permitir a reação do Minas, que não teve bom começo de jogo. A entrada do ponta Marcus no lugar de Leozinho deu novo ritmo à equipe. Quando encostou no placar, o time de BH não tirou mais o pé para virar o jogo e frustrar as pretensões paulistas de sair na frente do placar.

No segundo set, a recepção do Minas esteve mais regular para facilitar o trabalho do levantador William. Foi justamente neste fundamento que o Campinas sofreu na segunda parcial para precisar correr, o tempo todo, atrás do marcador.

Na hora do 'tudo ou nada', o time paulista se viu com dificuldades no passe novamente. O Minas 'caçava' Adriano no saque, situação que fez Canuto entrar em quadra. O Renata foi regular e incomodou o Minas até o final, conseguindo diminuir os erros pra seguir vivo no jogo. 

A outra semifinal acontece às 19h30 deste sábado entre Sada Cruzeiro e Policial de Formosa (ARG). A final está marcada para as 15h deste domingo, com a decisão de 3º acontecendo ao meio-dia. Todos os jogos são transmitidos pelo youtube do Jornal O Tempo. 

O campeão do Sul-Americano se garante no Mundial de clubes, que deve acontecer no final do ano, na China. 

Escalações:

Minas: William, Vissotto, Pinta, Juninho, Honorato, Leozinho e Maique. Entraram: Everaldo, Sanchez, Marcus. Técnico: Nery Tambeiro

Vôlei Renata: Gonzalez, Evandro, Judson, Barreto, Adriano, Temponi e Alê. Entraram: Lucão, Canuto, Torelli, Lima. Técnico: Marcos Pacheco