Daniel Ottoni
@dottoni
30/09/20
10h50

Estreia em nível nacional

Projeto social de Uberlândia se transforma e comemora presença na Superliga C

ABCD, criado em 2016, disputará torneio pela primeira vez, contando somente com atletas formados 'em casa'

Projeto conta com quatro times de categorias de base — Foto: Divulgação
Daniel Ottoni | @dottoni
30/09/20 - 10h50

Um dos representantes mineiros na Superliga C masculina terá, em 2020, o auge do seu projeto. Participar da 3ª divisão do vôlei nacional era um dos sonhos do ABCD, de Uberlândia, que começou seu projeto em 2016, com viés social.

Em quatro anos, muitos crescimentos e evoluções, que permitiram que a equipe participasse do seu primeiro torneio de nível nacional, sem fazer contratações, contando apenas com os jogadores formados na sua base. 

"O intuito inicial era dar oportunidade a crianças e adolescentes através do voleibol a uma formação enquanto pessoas e atletas. Sempre acreditei no esporte como ferramenta de educação e formação de pessoas de bem. No início, tudo foi muito difícil, pois começamos com somente seis atletas em uma quadra bem pequena e sem verba para disputar competições. Mas com muito trabalho e dedicação conseguimos um parceiro que hoje é o nosso patrocinador master: o Instituto Algar", comenta Fernando Gomes, idealizador do projeto e técnico da equipe. Fernando reúne experiências fazendo parte da comissão técnica da Seleção Mineira em três campeonatos brasileiros de base. Jogadores do projeto já tiveram o trabalho reconhecido com convocações para o time estadual.

O time de Uberlândia estará em Araçatuba entre 25 de outubro e 2 de novembro para buscar uma vaga com mais cinco times. Apenas o campeão da chave se classifica para a Superliga B.

Fernando mostrou um trabalho incansável para encontrar parceiros que pudessem colocar o trabalho em um novo patamar. 

"O que mais nos deixa realizados é sabermos que iremos, pela primeira vez, disputar uma competição adulta a nível nacional, considerada elite do voleibol, com atletas formados em nosso projeto. Isso é gratificante, pois conseguimos o nosso objetivo: formar pessoas, cidadãos de bem e principalmente dar oportunidade de evolução a vários garotos através do esporte. Estamos trabalhando muito para termos o melhor resultado na competição, estamos com as melhores expectativas mesmo sabendo que nossa equipe é bastante jovem. Vamos brigar para a cada ano dar um passo maior dentro do voleibol", garante. 

O projeto conta com times nas categorias sub-16, sub-17, sub-19 e sub-21, com 15 atletas em cada uma delas. Existe, ainda, uma parceria com duas ONG´s (Nova Canaã e IFVC), que trabalham com mais de 120 jovens, que contam com presença de profissionais do ABCD nas instituições para dar suporte e observar novos talentos. 

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000