Daniel Ottoni
@dottoni
21/11/20
07h50

Arma na saída de rede

Sada vai tentar parar gigante de 2,17m que teve 'passagem relâmpago' pelo clube

Oposto Renan Buiatti foi contratato às pressas pelo time celeste para o Mundial de 2016, sendo liberado pelo JF Vôlei para ajudar equipe a conquistar o torneio internacional

lukinha treino sada cruzeiro libero
Lukinha aponta algumas estratégias para tentar diminuir potencial ofensivo de Renan — Foto: Agência I7 - Sada Cruzeiro
Renan Buiatti
Renan tem passagens por clubes de dentro e fora do Brasil, além da seleção — Foto: Reprodução/ Instagram
renan buiatti ataque oposto JF volei
Jogador defendeu JF e Sada Cruzeiro em Minas Gerais — Foto: Renato Araújo
Daniel Ottoni | @dottoni
21/11/20 - 07h50


O Sada Cruzeiro vai ter trabalho diante de um gigante do outro lado da quadra quando entrar em ação neste sábado, às 19h, fora de casa, contra o Vôlei UM Itapetininga (SP). O time celeste vai reencontrar um conhecido que já vestiu a camisa celeste de forma pontual, dando a este jogador o maior título da sua carreira em clubes. O Cruzeiro está na vice-liderança e vai enfrentar o 4º colocado, que chega motivado após duas vitórias seguidas e salto na tabela. 

O oposto Renan Buiatti, de 2,17m, chegou ao time paulista no começo desta temporada depois de acerto frustrado com o Tours (FRA). Uma lesão no pé forçou rescisão de contrato antes de cirurgia e recuperação. Renan é a grande referência do Itapê e vai enfrentar o clube que defendeu em 2016.

Naquele ano, o Sada Cruzeiro se preparava para disputar o Mundial de clubes, quando viu o oposto Alan se lesionar. Os azuis precisaram recorrer rapidamente ao mercado para encontrar uma solução, tirando Renan por duas semanas do JF Vôlei para compor o elenco e ajudar na campanha do título internacional. 
Uma situação atípica que, até hoje, é lembrada com satisfação pelo jogador. 

"Foi uma passagem bem rápida mas foi uma experiência muito boa. Deu para ver como a estrutura funciona por dentro e o porquê de eles serem um excelente time. Jogar contra aqueles grandes times e, no final, ainda sair campeão do Mundial de clubes, foi algo para não se esquecer", destaca. "Já estou em condições de jogar uma partida inteira desde o início desse mês. Ainda não estou nos meus 100% fisicamente, mas já estou muito feliz em poder voltar a jogar em alto nível", garante. 

Para tentar parar Renan, algumas estratégias são estão sendo traçadas pelos defensores cruzeirenses. "Ele é um cara muito grande, pega a bola alta, mas não sinto tanta diferença para tentar jogar seus ataque pra cima. Já vamos preparados com questões táticas e vídeos, sabemos que ele é uma grande arma ofensiva do Itapetininga. O importante é fazermos uma rápida e eficiente leitura assim que a bola sai da mão do levantador. São frações de segundo para tomarmos decisões e é sempre importante estar parado no momento da defesa, além de atacar a bola", indica o líbero Lukinha. 

O jogador reconhece que o time ainda não engrenou como gostaria, mas vê a evolução no caminho certo. "Ainda estamos em construção, no ano passado foi assim também. Ainda falta algo para chegarmos na condição ideal, as peças estão se encaixando aos poucos, tem dias que algumas funcionando bem, outras menos. Os treinos estão pesados e os jogos são a chance de criamos essa identidade. Quando isso acontecer, nosso jogo vai estar mais solto, teremos uma 'cara' e atuaremos em alto nível por mais tempo", pontua Lukinha. 

Outros mineiros

Neste sábado, às 19h, o Montes Claros América, chegando da sua primeira vitória, encara o vice-lanterna Vedacit Guarulhos (SP) com transmissão do canal online TVN Sports (Canal Vôlei Brasil). Esta será a segunda partida do novo técnico, Fabiano Ribeiro, o Magoo. O treinador viu o oposto Kerber se lesionar no treino de quinta-feira, por culpa do piso que deixou preso o ombro do jogador na nova quadra da CBV. 

Em quinto lugar na tabela, com três vitórias em quatro jogos, o Azulim Gabarito Uberlândia recebe o Caramuru (PR) no domingo, às 17h, com transmissão do canal online TVN Sports (Canal Vôlei Brasil). O Minas, em sexto, pega o Vôlei Renata, também no domingo, às 21h30, fora de casa, com transmissão do Sportv.
 

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000