Daniel Ottoni
@dottoni
14/10/21
05h00

Sem descanso

Vôlei: Mineiro feminino é preparação 'tiro curto' de Minas e Praia pra Superliga

Torneio teve data adiada em virtude de surto de Covid no time de BH e será primeiro teste oficial antes do campeonato nacional

Equipes se enfrentam também na segunda pela final da Supercopa — Foto: Wander Roberto - Inovafoto - CBV
Daniel Ottoni | @dottoni
14/10/21 - 05h00

O Campeonato Mineiro feminino de vôlei é a chance da dupla mineira que estará na Superliga de aproveitar ao máximo jogos oficiais antes da sua participação no maior torneio do país.

O torneio regional começa nesta quarta-feira, na Arena Minas, com todos os jogos tendo transmissão do canal online N Sports. O único jogo da noite será entre Brasília e Praia Clube, às 20h.

As donas da casa do Itambé Minas são as favoritas, ao lado das rivais do Dentil Praia Clube. O Brasília (DF), convidado, completa a lista de times da elite nacional, com o Sada Tambasa Argos fechando as equipes participantes.

O Sada estreia no torneio com um jovem time que se prepara para a Superliga C, com o desafio de incomodar times adultos depois de bons resultados nas categorias de base do projeto.

"O Mineiro é uma competição importante pra gente iniciar a temporada, uma preparação pra já pensar na Superliga. É um período de reta final de preparação e buscar homogeneizar o trabalho e trazer o melhor entrosamento possível neste curto espaço de tempo. Muitas jogadoras estão voltando das seleções e somente agora estão começando os trabalhos", comenta o técnico Paulo Coco, do Praia, que busca retomar o título, que ficou com o Minas na última edição.

Foi somente nos últimos dias que Paulo Coco pôde ter o elenco completo após as chegadas das irmãs dominicanas Brayelin e Jineiry. O time de Uberlândia, ao contrário do Minas, conseguiu fazer três amistosos em seu ginásio, enfrentando o Fluminense. Foram duas vitórias e um empate para já começar a dar ritmo para quem estava à disposição.

Susto

O Minas, na teoria, não sofreria com desfalques de estrangeiras, mas foi pego de surpresa com surto de Covid que tirou de combate quatro jogadoras (oposta Dani Cuttino, levantadora Pri Heldes e pontas Neriman e Priscila Daroit), além do técnico Nicola Negro.

O italiano estará no banco de reservas na estreia nesta quinta-feira, com as quatro que testaram positivo podendo estar disponíveis na sexta, mas ainda fora de forma depois do afastamento.

Por causa da mudança de data, o Minas fará seu último jogo no torneio somente no dia 1º de dezembro. Isso porque na próxima segunda-feira volta a enfrentar o Praia Clube pela final da Supercopa, em Brusque (SC). O clube de BH tentou, junto à CBV, mudar a data deste jogo, sem sucesso.

Desta forma, vai precisar finalizar sua participação no Mineiro somente no último mês do ano, em jogo que pode valer tudo ou nada, dependendo do resultado do clássico de sábado contra o Praia. Se o time de Uberlãndia vencer os três jogos entre quinta e sábado, garante o título. Em caso de vitória do Minas no sábado, a taça só sai após o jogo contra o Sada Tambasa.

Nada de 'gripezinha'

Neriman teve sintomas mais fortes do coronavírus e mostra dúvida sobre sua real condição física no momento do retorno.

"Duas semanas fora dos treinos é muito tempo para o vôlei de alto rendimento. Vou fazer meu máximo para retornar da melhor forma e nosso foco seguirá o mesmo", garante.

Confira tabela completa (todos os jogos na Arena Minas)

14/10, 20h - Brasília x Dentil Praia Clube
15/10, 18h - Praia Clube x Sada Tambasa
15/10, 20h - Minas x Brasília
16/10, 16h - Sada Tambasa x Brasília
16/10, 18h - Minas x Praia Clube
1/12, 20h - Minas x Sada Tambasa

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000