A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos), parceira da gamescom latam desde sua chegada ao Brasil por meio do apoio ao BIG Festival, reforça sua participação na feira com a realização da segunda edição do Pitch@gamescom latam. A iniciativa busca conectar estúdios latino-americanos a investidores e publishers, proporcionando uma vitrine internacional para novos projetos.
Neste ano, a competição traz uma novidade exclusiva para os estúdios brasileiros: o ABRAGAMES PITCH ARENA, uma nova modalidade que aumenta as chances de visibilidade dos jogos nacionais. Além disso, antes da abertura oficial da gamescom latam ao público, o Projeto Setorial Brazil Games – parceria entre a Abragames e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) – promoverá o inédito gamescom latam 2025 WARM UP!, uma série de webinars para preparar os estúdios para a apresentação de seus projetos.
Pitch@gamescom latam e ABRAGAMES PITCH ARENA
Tanto o Pitch@gamescom latam quanto o ABRAGAMES PITCH ARENA serão coordenados por Jason Della Rocca, renomado especialista da indústria de games. O júri contará com grandes nomes do setor, incluindo investidores e publishers de destaque.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 11 de abril por meio deste formulário. Cada estúdio poderá inscrever apenas um projeto. No caso dos estúdios brasileiros, será possível se candidatar às duas modalidades, mas a seleção será feita para apenas uma delas.
Pelo menos cinco estúdios terão a oportunidade de apresentar seus projetos em um pitch de cinco minutos nos palcos da gamescom latam ou no ABRAGAMES PITCH ARENA.
Os projetos serão avaliados com base na descrição e no vídeo enviados pelos estúdios. Por isso, é essencial que o material de apresentação destaque as principais mecânicas do jogo, além de seus diferenciais e impactos. Os finalistas serão anunciados no dia 17 de abril.
Premiações
Os vencedores das competições receberão prêmios exclusivos:
ABRAGAMES PITCH ARENA: um ingresso para a GDC 2026.
Pitch@gamescom latam: uma cortesia VIP Business Pass para a gamescom latam 2026.
Regras e critérios de participação
Os estúdios interessados devem seguir os seguintes requisitos:
- O pitch e todo o material enviado devem estar em inglês.
- O participante deve ter um estúdio legalmente registrado e garantir os direitos sobre suas ideias, ativos e demais materiais apresentados.
- Apenas estúdios da América Latina podem participar do Pitch@gamescom latam.
- Apenas estúdios brasileiros podem participar do ABRAGAMES PITCH ARENA.
- Os finalistas devem comparecer presencialmente à gamescom latam para apresentar seus pitches.
- O jogo apresentado não pode ter sido lançado nem estar em early access.
- O projeto deve ser desenvolvido para PC e/ou consoles como plataformas principais.
- O modelo de negócios deve ser premium (jogo pago, não free-to-play).
O principal objetivo da competição é possibilitar que os projetos alcancem investidores e publishers para acordos de publicação. Por isso, é fundamental que o game seja original. Ferramentas digitais, tecnologias, serviços e outros tipos de produtos não serão aceitos.
gamescom latam 2025 WARM UP!: preparação para desenvolvedores
Para preparar os estúdios para a gamescom latam, o Projeto Brazil Games promoverá o evento WARM UP!, uma série de três webinars gratuitos e online voltados para desenvolvedores, especialmente estúdios independentes e novos talentos.
O primeiro webinar acontece no dia 24 de fevereiro e contará com a participação de Jason Della Rocca, que compartilhará as melhores práticas e estratégias para preparar um pitch de sucesso em reuniões de negócios internacionais. O conteúdo será útil para eventos como a GDC (San Francisco, março) e a gamescom Alemanha (Colônia, agosto).
Os interessados já podem se inscrever clicando aqui. As próximas edições estão programadas para 11 de março e 8 de abril, com mais detalhes a serem divulgados nos canais oficiais da Abragames, Brazil Games e gamescom latam.