Mais um videogame pode chegar futuramente ao mercado gamer para fazer uma 'guerra de consoles' com o PlayStation 5 e Xbox Series X|S. De acordo com o perfil eXtas1stv na rede social X, especialista em notícias e rumores, a Valve estaria trabalhando em conjunto com a AMD e suas tecnologias RDNA 4 para fazer mais um console Steam para os consumidores. 

Os drivers em desenvolvimento são para as GPUs Radeon RX 9070, que são destinados aos hardwares para desktop/plataforma de mesa.

Veja também: Inteligência artificial cria imagens de como será a nova geração de videogames; veja as 4 opções da lista

Novo Valve Fremont?

Especula-se que o suposto novo console tenha o codinome Valve Fremont, tendo o sistema SteamOS instalado. De acordo com o site Adrenaline, a arquitetura RDNA4 e a tecnologia FSR 4 presentes nas placas da AMD podem indicar que a empresa estuda implementá-las em um futuro dispositivo próprio.

"Universo Steam" completa 10 anos

Vale lembrar que na Game Developers Conference (GDC) de 2015, a Steam reveleu seu "universo de produtos". Na época, anunciado os dispositivos Steam Controller, Steam Link, Steam Machines e Steam VR. A chegada de um novo aparelho poderia ser uma celebração da Valve.

Steam Machines tentou, mas não vingou

Anunciado há uma década, o Steam Machine era um computador de jogos baseado em Linux com o objetivo de proporcionar uma experiência de jogo semelhante à de um videogame doméstico. Entretanto, ele não obteve bom desempenho de mercado com a justificativa de que "não havia jogos (para Linux) suficientes para os usuários terem interesse".

Abre aspas

"Sempre houve esse problema clássico do ovo e da galinha com o Steam Machine", explica o designer da Valve Scott Dalton, sobre a tentativa de construir um PC baseado em Linux antes que jogos suficientes pudessem rodar facilmente nesse sistema. "Isso resultou em não haver jogos o bastante para os usuários terem interesse, o que significava que não havia interesse suficiente para fazer mais jogos funcionarem e assim por diante. Isso nos levou a esse caminho do Proton, onde agora existem todos esses jogos que realmente rodam", ressaltou.