O governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), inaugurou seu estande na Abav Expo 2024, em Brasília, nesta quinta-feira (26/9). A participação do Estado na feira de turismo, a exemplo de eventos anteriores, é para promover o Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea como parte do programa Mais Turistas. O destaque das ações desta quinta se concentrou na promoção da candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, título que pode ser concedido pelo braço da Organização das Nações Unidas para educação, ciência e cultura ainda em dezembro.
No estande, criado com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio do Sebrae Minas, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), João Paulo Martins, ressaltou o empenho do governo na obtenção do título internacional. A candidatura será avaliada na 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental da Unesco, que acontecerá no início de dezembro, em Assunção, no Paraguai.
“O reconhecimento pela Unesco significa Minas ter a divulgação internacional, trazendo oportunidades e reconhecimento para todas as nossas regiões queijeiras. Dessa forma, também conseguiremos difundir mais os produtos, melhorar as condições de produção e incentivar a promover o turismo de experiência, cada vez mais crescente em nosso território”, avaliou Cunha.
Cozinha Viva
Centenas de pessoas passaram pelo espaço para saborear as delícias da Cozinha Viva, comandada pela chef Mariana Correia, convidada em parceria com o Sebrae. Mariana preparou pão de queijo com carne de lata e biscoito amanteigado de fubá com doce de leite, acompanhado de café. A chef também elaborou o menu degustação servido no estande, composto por iguarias mineiras como queijo, linguiça, vinho, cachaça, requeijão de raspa, cocada, castanha de caju, doce de leite, geleia de figo e chocolate.
O espaço também contou com a participação da Rota Frango e Cachaça, idealizada pela Instância de Governança Regional (IGR) Grutas em parceria com a Diretoria de Gastronomia do Senac Minas. Os chefs prepararam massa ao molho de frango e ora-pro-nóbis e as empadinhas de Cachoeira da Prata, patrimônio imaterial do município. Drinks a base de whisky e cachaça também puderam ser apreciados pelos visitantes.
Programação
Minas Gerais tem programação rica e diversa até sábado (28/9), quando termina o evento realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional). A cultura de Minas será representada pelo pintor Ataíde Miranda, que fará intervenção artística nos três dias da feira. A Abav Expo 2024 deve reunir mais de 42 mil participantes, entre operadores, agentes de viagem, empresas e representantes de diversos segmentos do setor.
Além da cozinha mineira, o estande de Minas vai promover vários destinos turísticos do Estado. Quem passar pelo local poderá conhecer roteiros voltados para a cultura, ecoturismo, gastronomia e turismo de aventura – Rota das Artes, Café do Cerrado, Cafés do Sul de Minas e Rota de Cicloturismo Bahia-Minas, agradando a todos os perfis de viajantes. Ao todo, expositores de dez Instâncias de Governança Regionais (IGRs) vão promover seus destinos.
Já a Invest Minas, agência de atração de investimentos ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), também estará presente nos três dias de feira mostrando a Invest Minas Tur, ferramenta digital que conecta oportunidades de negócios no turismo de Minas Gerais aos investidores e possíveis interessados no setor. A Invest Minas Tur já atraiu R$ 3,7 bilhões em investimentos e gerou mais de 20 mil empregos desde 2022.