Apesar dos recentes protestos contra o overturismo – superlotação de turistas e degradação ambiental –, o turismo nas Ilhas Baleares está em constante crescimento. No ano passado, o destino espanhol formado pelas ilhas Maiorca, Menorça, Ibiza e Formentera, entre outras ilhotas, estabeleceu um novo recorde de visitantes: 18,7 milhões. O verão, de junho a setembro, é o momento mais crítico para se visitar esse paraíso na terra.
Essas joias ficam à leste da Península Ibérica, no mar Mediterrâneo. A mais famosa é Ibiza, devido às grandes baladas e point de celebridades. Não menos badaladas, Maiorca e Menorca atraem visitantes pelas praias de águas cristalinas azul-turquesa, pela beleza medieval de suas cidades, pela vida noturna agitada, pela rica oferta cultural e pelos atrativos naturais espetaculares, ótimos para serem explorados na baixa estação.
Para chegar a Maiorca, voos diretos e regulares partem de Madri e Barcelona. Também é possível pegar ferries regulares de Barcelona e Valência. Maiorca, principalmente, é muito frequentada por artistas, celebridades e a elite europeia. Não estranhe se trombar nas ruas com o craque Cristiano Ronaldo, o tenista Rafael Nadal ou a cantora Annie Lenox. A família real espanhola também tem casa de verão na ilha.
Neste podcast Sua Viagem, contamos os principais atrativos de Maiorca e Menorca, destinos de luxo não muito difundidos no Brasil. Descubra o que esse cantinho de praia, sol e mar tem a oferecer aos viajantes.