Com uma live nesta quarta-feira, às 19h, a Atout France, órgão responsável pela promoção turística da França, vai comemorar a Festa Nacional da França, o mais importante feriado do país, que celebra a queda da Bastilha e o fim da monarquia, em 14 de julho de 1789, e a Festa da Federação, em 14 de julho de 1790. O foco da live é o enoturismo na região de Champgane, onde se produz a bebida mais famosa do mundo. A transmissão será feita pelo pelosperfis @carolineputnokioficial e @vinhocomoce, no Instagram.

"Hoje é um dia de comemorações, de festa, em toda a França, um dia que tem bailes, onde as pessoas vão dançar. Eu achei que a melhor maneira de comemorar a data era falar de uma bebida superfestiva e conhecida no mundo inteiro, o champanhe, que só pode ser produzido na região de Champgane", afirma Caroline Putnoki, diretora geral para América do Sul e Latina da Atout France.

O convidado especial para a live é François Hautekeur, enólogo da fabricante francesa de champanhe Möet Hennessy, que representa marcas famosas como Velvet Cliquot, Moët & Chandon e Dom Perignon, entre outras. "A Möet Hennessy é o maior grupo de maisons de champanhe do mundo. Além do bate-papo com um especialista na bebida, estamos também aproveitando a ocasião para divulgar a região de Champagne", explica Caroline.

A região de Champagne-Ardenne, no nordeste da França, fica a 45 minutos de Paris. É famosa pelos inúmeros vilarejos históricos, seus vinhedos e adegas. A porta de entrada é a capital Reims, mas também pode se conhecer as cidades de Epernay, considerada a capital da bebida, Hautvillers, onde viveu o monge beneditino Dom Perignon, que descobriu a bebida há mais de 300 anos, e Troyes, um vilarejo medieval com seu conjunto de casas de enxaimel do século XVI.

Na França

Nesta quarta-feira, ainda, a governo francês programou um desfile militar na avenida Champs Elysées, cartão-postal da cidade, que poderá ser assistido por 25 mil pessoas. No ano passado, a cerimônia foi cancelada por conta da pandemia. Já a prefeitura de Paris organizará o tradicional espetáculo de fogos na Torre Eiffel. Até agora, 35 milhões de franceses receberam a primeira dose da vacina e 25 milhões estão totalmente vacinadas.

Em Belo Horizonte

Durante o mês de julho, a partir desta quarta-feira, as Embaixadas e consulados da França no Brasil e no mundo organizam eventos virtuais. Em Belo Horizonte, o Consulado Honorário da França e a Aliança Francesa promovem o Festival Liberté 2021, com concertos, show, exposição, exibição de filmes e lançamento de livros, tudo gratuito e virtual. A programação pode ser consultada sem seu site oficial.