Consumidor

Black Friday: como não cair em armadilhas de falsas promoções de viagens

Especialista ensina como fugir de fraudes; em 2018, Reclame Aqui registrou cerca de 5.600 queixas

Por Shirley Pacelli
Publicado em 26 de novembro de 2019 | 03:00
 
 
 
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Passagens aéreas pela metade do preço, pacotes de viagens com até 50% de desconto, uma diária gratuita a mais naquele hotel cinco estrelas… O “sonho de princesa” de qualquer viajante é que as promoções da Black Friday sejam reais e não escondam pegadinhas nas letras minúsculas dos contratos com os quais, muitas vezes, concordamos sem ler. A próxima sexta-feira, 29, é o grande dia para garimpar ofertas e testar se você se ilude facilmente com ofertas surreais ou se é esperto o suficiente para fugir das armadilhas de sites fraudulentos.

Segundo um levantamento divulgado pelo Reclame Aqui, no ano passado foram registradas 5.600 queixas de consumidores no site. Não quer fazer parte das estatísticas do ano que vem? É preciso seguir uma série de boas recomendações.

A dica mais importante segundo Érica Compart, advogada especialista em relações de consumo e diretora do Instituto Defesa Coletiva, é não comprar por impulso ou gastar valores que comprometam o orçamento. “Pense nos produtos que deseja comprar e acompanhe os preços. Alguns comerciantes aumentam os valores para reduzir na época da Black Friday”, explica.

Além disso, a advogada orienta a comparar os preços em lojas físicas e virtuais. “Se optar por compras online, busque sites confiáveis”, diz. O consumidor deve ainda guardar a oferta, assim como todos os e-mails e códigos de confirmação da compra. “Se possível, pague com cartão de crédito (que pode ter o pagamento estornado). Nunca compre através de links recebidos”, aconselha Érica.

Em lojas físicas, a advogada explica que é preciso certificar-se de que o produto está completo e em perfeitas condições. Segundo ela, entre as reclamações recorrentes estão os golpes aplicados por falsos sites e a não entrega do produto.

O consumidor que se sentir lesado deve procurar o Procon e pode registrar reclamação no site.

Dicas para compras online

  • Desconfie de sites que não tenham domínio próprio.
  • Certifique-se de que o site é seguro: confira se há o cadeado de SSL verde autenticado antes de fornecer dados do seu cartão de crédito.
  • Veja se os selos de segurança e-commerce, no rodapé do site, encaminham para as páginas de origem.
  • Se há um telefone ou chat disponível, entre em contato e faça algumas perguntas para certificar-se da idoneidade do serviço.
  • Veja se há um endereço físico da loja e confira o que outras pessoas estão falando sobre a empresa na internet.
  • Evite sites que redirecionem para páginas de pagamento.

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