O calendário de feriados nacionais estabelecidos pelo governo federal para 2023, e que começou no domingo (1/1), terá nove datas oficiais, sendo que quatro delas caem na segunda (Dia Mundial do Trabalho e Natal) e sexta-feira (Paixão de Cristo e Tiradentes) e três coincidem com a quinta-feira (Independência do Brasil, Dia de Nossa Senhora Aparecida e Finados), o que possibilita o "enforcamento" da sexta. A portaria nº 11.090 foi publicada há quase uma semana, no dia 27 de dezembro de 2022, pelo Ministério da Economia, no "Diário Oficial da Uniao".
 
O turismo comemora essas folgas, depois de 2022 com sete feriados coincidindo com finais de semana e quartas-feiras. Neste ano, apenas Ano Novo, celebrado no domingo, e a Proclamação da República, na quarta-feira, não garantirão descanso para os brasileitos. Outras cinco datas são consideradas ponto facultativo pela portaria — Carnaval (20 a 22 de fevereiro, com a quarta-feira até as 14h), Corpus Christi (8 de junho, quinta-feira) e o Dia do Servidos Público (28 de outubro, sábado).
 
Já o calendário elaborado pelo governo de Minas Gerais enumera 13 feriados, o mesmo número de Belo Horizonte. Além dos nove feriados nacionais, estão inclusos o Dia da Consciência Negra (20 de novembro, segunda-feira) e os três dias de Carnaval. Na capital mineira, por sua vez, serão 13 feriados, nove deles prolongados. Acrescente aos nacionais as datas comemorativas de Corpus Christi (8 de junho, quinta-feira), da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto, terça-feira), o Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro, sexta-feira) e o Dia da Consciência Negra, já citado, originam as esperadas folgas.
 

No mundo

 
A vizinha Argentina, por exemplo, terá um total de 19 feriados neste ano, o que gerará 11 fins de semana prolongados ao longo de 2023. Uma empresa internacional de consultoria fez um levantamento do número de feriados em 36 países. Os líderes do ranking são a Colômbia e a Índia, com 18 feriados oficiais cada um e outros tantos não-oficiais. Além dos citados, o Brasil ocupa a 26ª posição, atrás da Tailândia, Líbano, Coreia do Sul, Japão, Chile, Finlândia, Turquia, Indonésia, Malásia, Filipinas, Rússia, Venezuela, Marrocos, Malta, Espanha, Eslováquia, Paquistão, Eslovênia, Hong Kong, Taiwan, República Tcheca e Lituânia.
 

Lista de feriados nacionais em 2023

1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal
7 de abril (Sexta-feira Santa): Paixão de Cristo
21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho
7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (quinta-feira): Finados
15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
25 de dezembro (segunda-feira): Natal