O nome Normandia tem origem nos vikings que subiram o rio Sena no século IX. É uma região de muitas pastagens, bosques, cidades medievais, fazendas e uma atração única, o Mont-St-Michel. Enfim, um lugar perfeito para uma viagem de carro ou de bicicleta.
Para divulgar a Normandia no Brasil, as cidades de Rouen, Lisieux e Deauville se uniram para criar um roteiro de seis dias, que percorre santuários, castelos, restaurantes, mercados, mosteiros, museus, praias, pomares de maças e fazendas de leite e queijo.
Situada nas costas do canal da Mancha, na região onde ocorreu a invasão dos aliados na Segunda Guerra, a capital Rouen – onde a catedral de Notre-Drame foi pintada por Claude Monet – dá as boas-vindas ao visitante. Em 1931, Joana d’Arc foi queimada na place du Vieux Marché (praça do Antigo Mercado). Foi lá também que nasceu e viveu o romancista Gustav Flaubert.
Lisieux é um dos lugares espirituais mais conhecidos da França. Turistas do mundo inteiro vêm à cidade conhecer onde santa Tereszinha do Menino Jesus passou sua curta vida: a catedral gótica, o Carmelo, a casa de sua infância e a basílica, construída em sua homenagem no século XX. Nas redondezas, uma das atrações são os pomares de maças.
A poucos quilômetros de trem de Lisieux, Deauville é um balneário que privilegia a arte, a cultura e o esporte, atraindo visitantes apaixonados pela equitação, o golfe, os jogos em cassinos e esportes náuticos. Ali, a grife Louis Vuilton montou uma vila, e a praia de 1.400 m oferece descontração para os visitantes.
*O roteiro pode ser consultado na operadora FVO ou em seu agente de viagens.