Na outra ponta do relaxamento – aquela que envolve liberação de altas doses de adrenalina –, os passeios em veículos 4 x 4 (quadriciclos, jipes ou UTVs, carrinhos off-road) garantem uma dose boa de emoção e ainda levam a alguns dos principais pontos históricos de Aruba. 

Em caravanas, os tours costumam sair rápido do asfalto para as estradas de terra do Parque Nacional de Arikok. Ocupando 20% do território de Aruba, ele abriga uma longa lista de espécies de animais e plantas.

É lá dentro que fica uma das paradas obrigatórias desse tipo de passeio: a piscina natural Conchi. Aninhada na base de penhascos e rodeada por uma grande barreira de rochas, é o lugar certo para o viajante se refrescar do calor do sol intenso. 

Mas é coisa rápida. Logo depois do mergulho, a caravana segue em direção às ruínas da mina de ouro de Bushiribana. Descoberta em 1824, foi explorada até 1916. O local era onde os holandeses processavam o minério encontrado. Em frente às ruínas fica o chamado Jardim dos Desejos, onde a tradição manda empilhar sete pedras de diferentes tamanhos e fazer um pedido para cada pedra colocada.

Seguindo viagem e voltando para o asfalto, a parada seguinte é a capela Alto Vista, primeira igreja construída em Aruba – a original é datada de 1750, mas o prédio foi reconstruído em 1952. Situada bem no alto de uma colina, é um pequeno santuário iluminado por velas. O ambiente tranquilo e a vista livre para a ilha e o mar são propícios para uma oração – no caso daqueles que têm fé, claro. 

A última parada é o farol Califórnia. O guia brinca que do alto da edificação seria possível ver o Estado norte-americano homônimo, por isso seu nome, mas a verdade se trata de uma homenagem ao navio a vapor S.S. California, naufragou tragicamente em 1891 nas proximidades da ilha.

Construído para evitar novas tragédias como essa, o farol hoje serve apenas como ponto de referência para os turistas.

Museu Aruba Aloe

Tours guiados. A cada 15 minutos, entre as 8h e as 16h30, de segunda a sexta, das 9h às 17h, aos sábados e das 9h às 13h, aos domingos, tours são realizados em holandês, papiamento, inglês ou espanhol.

Essa opção foca a fábrica, produtos e processos. No museu, apresentação audiovisual mostra a história da marca Aruba Aloe. Tanto a entrada no museu quanto o tour são gratuitos.

Aloe vera: símbolo nacional e fonte de cura e cultura

Fundada em 1890, a Aruba Aloe Balm N.V. é a mais antiga fábrica de produtos derivados de Aloe vera (conhecida no Brasil como “babosa”) do mundo, e sua qualidade é reconhecida globalmente.

 Cultivada pela primeira vez na ilha em 1840, essa planta é tão importante para Aruba que a representação dela é um dos elementos que compõem o brasão da nação. Dois terços de sua área já chegaram a ser ocupados por plantações de Aloe.

A produção da companhia contempla variedades para cuidados com a pele e o cabelo e o uso pós-sol, utilizando os recursos cosméticos da planta. Na vertente medicinal, um potente gel tem propriedades reparadora para danos na pele, como queimaduras.

Maior exportadora desse tipo de produto no mundo, a Aruba Aloe Balm vende diretamente para países da Europa e da América do Norte.  A poucos minutos de carro da área de hotéis, o complexo reúne a fábrica e um museu. A plantação fica em terrenos ao redor da edificação.

Quem quiser conhecer melhor a história dessa atividade na ilha pode acompanhar um dos tours guiados por membros da equipe de funcionários. Ao final da visita, é possível adquirir toda a diversidade de produtos na loja do complexo.

Processo. As plantas são cortadas à mão, e a polpa é extraída em poucas horas, para proteger seus ricos nutrientes, e preservar em todos os produtos o máximo efeito hidratante. Cada um deles contém 100% de gel puro de Aloe vera.

Passeios

  • Aruba Natural Pool UTV Tour. A empresa Fofoti Tours é uma das que oferecem o passeio em veículos 4 x 4 em torno da ilha de Aruba. O tour acontece aos sábados e domingos, das 9h às 14h. É recomendável usar roupas e calçados confortáveis, filtro solar e roupa de banho. O preço do passeio é US$ 206 (+ 6% de taxas) por carro, onde podem ir duas pessoas. Inclui ida e volta do hotel. 
  • South Side Lunch Cruise. Para quem prefere um programa menos intenso, a Tranquilo Aruba oferece passeios de barco pelas proximidades da ilha. Com partida às 10h e retorno às 15h, o catamarã percorre a costa, com direito a parada para mergulhar de snorkel. Custa US$ 85 por pessoa e inclui open bar, sanduíches, frutas frescas e equipamento de mergulho (snorkel e pés de pato).