Coronavírus

Uso de máscaras passa a ser obrigatório em voos da Air France e da KLM

Medidas implementadas são baseadas em diretrizes de órgãos internacionais de saúde e aviação; companhias mantêm apenas operações semanais no Rio de Janeiro e São Paulo

Por Paulo Campos
Publicado em 04 de maio de 2020 | 18:25
 
 
 
normal

As companhias aéreas Air France e KLM solicitarão que seus clientes usem máscara a bordo e durante o embarque a partir de 11 de maio. A medida se aplica não somente aos voos saindo da França e da Holanda, mas também dos demais países para onde as companhias seguem operando. No Brasil, as aéreas mantêm operações semanais para Paris e Amsterdã, partindo do Rio de Janeiro e São Paulo. 

Além dessa medida, a Air France-KLM adotou medidas em torno de triagem e higiene para proteger clientes e funcionários, baseando-se em diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). "Em situações em que o distanciamento social não pode ser garantido, o uso de máscaras será recomendado ou tornado obrigatório", diz o comunicado. 

Outras medidas implantadas desde o surgimento da pandemia foram o distanciamento físico ao longo da jornada do cliente no aeroporto e também a bordo do avião. Como a maioria dos voos está com baixa ocupação, é possível separar os passageiros quando necessário. Nos casos em que isso não é possível, enfatiza as companhias, será exigido que todos os passageiros e tripulantes usem máscaras.

As duas companhias também reforçaram os procedimentos diários de limpeza de aeronaves e adaptaram o serviço de bordo para limitar a interação entre passageiros e tripulação. Em voos domésticos e curtos na Europa, os serviços foram suspensos. Nos trajetos de longa distância, o serviço de cabine é limitado, e a preferência é dada aos produtos embalados individualmente. Além disso, o ar na cabine é renovado a cada três minutos. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!