O Peugeot 2008 produzido na Argentina para o mercado brasileiro obteve apenas 1 estrela em 5 possíveis nos testes de segurança do Latin NCAP, divulgados em junho de 2025. O modelo testado com quatro airbags apresentou deficiências críticas em proteção.
O SUV compacto alcançou:
• 42% em proteção adulta
• 59% para ocupantes infantis
• 54% para pedestres
• 56% em assistência à segurança
Desempenho técnico do Peugeot 2008
Impacto frontal: Estrutura instável e proteção fraca no tórax do motorista. Joelho do passageiro teve avaliação marginal.
Proteção infantil: Limitações na instalação de cadeiras no banco dianteiro e falta de desativador de airbag padrão.
Pedestres: Proteção de cabeça variou de marginal a adequada, com áreas críticas próximas aos pilares.
Falta de equipamentos
Embora tenha controle de tração e de estabilidade de série, o 2008 perdeu pontos por: airbags laterais ausentes, falta da frenagem autônoma (AEB), apenas opcional, e da assistente de faixa e detecção de ponto cego inexistentes ou insuficientes, conforme o Latin NCAP.
O órgão destacou que rivais como Volkswagen T-Cross (nota máxima), Nissan Kicks e Hyundai Creta oferecem segurança superior ao do Peugeot 2008 com equipamentos de série. O teste reforça a disparidade de segurança entre modelos vendidos na região e versões europeias de mesmo nome.