Apesar de pouco práticas na cidade, muitos ainda insistem em ter picapes como um veículo para o uso diário. A maioria dos modelos vendidos oferece tração 4x4 e motor a diesel, coisas pelas quais o consumidor paga mais, mas que, para a maioria, não tem a menor utilidade.

Um exemplo dessa diferença fica claro na linha Ford Ranger. Enquanto a versão Limited Cabine Dupla 4x4 diesel custa R$ 96.730, a equivalente com motor a gasolina e tração 4x2 tem preço a partir de R$ 72.660. Testamos esta última versão e constatamos que, para quem roda pouco, não vale a pena pagar pela diferença - que permite comprar um compacto como o Ford Ka.

A principal diferença, é claro, fica por conta do motor. Enquanto o propulsor diesel tem 163 cv de potência e 38, 7 kgfm de torque, a unidade a gasolina (2.3 16V) tem 150 cv e 22,14 kgfm. A diferença parece pouca, mas proporciona desempenhos distintos para as duas versões. A Ranger 2.3 16V é mais desanimada que a versão a diesel e tem apenas um desempenho razoável, isso sem carga na caçamba. Outra diferença marcante é a capacidade de carga. Na Ranger Limited com motor a gasolina, o modelo suporta até 777 kg. A de motor a diesel recebe até 1.058 kg.

Estética. Recentemente, a Ranger passou por uma atualização, ficando com visual mais imponente e adotou elementos da nova identidade global da Ford, como a grade. Por dentro, as alterações foram mínimas e já é visível o peso da idade.

A lista de equipamentos de série é o mesmo. Destaque para bancos e volante revestidos em couro, acabamento das portas com inserto em couro, airbag duplo, banco do motorista com ajuste lombar, estribos laterais tipo plataforma em alumínio, santantônio e espelhos retrovisores cromados, protetor de caçamba, capota marítima, freios ABS e sensor de estacionamento.