O bebê de três meses que usou uma embalagem de bolo como máscara de oxigênio deixou a UTI do Hospital Varela Santiago, em Natal (RN), nesta quinta-feira (13). De acordo com a médica Silvana Braga, coordenadora técnica do hospital, o paciente apresenta "melhora progressiva".
Agora, o bebê foi encaminhado para uma das enfermarias do Hospital Varela Santiago. "Ele ainda está fazendo uso de suplementação de oxigênio em cateter nasal, mas já recebeu alta da nossa UTI pediátrica. Ele continuará recebendo todos os cuidados".
Máscara improvisada
O Hospital Municipal Aluízio Bezerra, onde a criança estava antes de ser transferida ao Valera Santiago, improvisou a embalagem de bolo para auxiliar na respiração da criança. O bebê foi hospitalizado com problemas respiratórios graves.
Ele deu entrada na unidade de saúde no sábado (8). Os pais reportaram que a criança estava com "desconforto respiratório" e apresentava sintomas de congestão nasal, febre, rinorreia (corrimento excessivo do muco nasal), vômitos e diarreia. As informações são da Prefeitura de Santa Cruz.
A equipe médica responsável pelo atendimento da criança deu diagnóstico de bronquiolite. Como o hospital municipal não é referência em UTI pediátrica, o município solicitou a transferência do bebê para uma unidade de saúde equipada para atendê-lo.
Entretanto, o bebê piorou durante a espera e foi necessário fazer a máscara de oxigênio improvisada para garantir a segurança da criança.
O UOL voltou a tentar contato com a Prefeitura de Santa Cruz sobre a falta de máscara de oxigênio no hospital municipal. Se houver resposta, o texto será atualizado.
(Folhapress)