MONTE SIÃO - A cidade de Monte Sião, no Sul de Minas, montou ontem o maior cabideiro já criado no Brasil. A certificação foi concedida pelo Rank Brasil, que audita os recordes nacionais. Segundo os organizadores do evento, o cabideiro é também o maior do mundo. A peça não chegou a ter os 750 metros anunciados pela organização, mas ocupou diversos quarteirões da cidade, com extensão de 435 metros.
Não existia registro anterior de recorde nessa modalidade. A montagem do cabideiro fez parte do TricoFest, evento que reúne as malharias da cidade, responsáveis por praticamente toda a atividade econômica do município. Monte Sião tem 20 mil habitantes e recebeu pelo menos 10 mil vistitantes neste fim de semana. De acordo com o organizador do evento, Fernando Costa, a intenção é repetir o evento anualmente, inclusive com a quebra de outros recordes.
No cabideiro foram penduradas 3.137 peças novas de roupas, que foram doadas ao Retiro dos Artistas, do Rio de Janeiro. O ator Stepan Nercessian, presidente do retiro, recebeu a doação. "O Retiro é uma instituição nacional e toda vez que isso acontece funciona como um estímulo", afirmou. As peças, avaliadas em cerca de R$ 75 mil, serão revendidas e os recursos usados em melhorias no local. O retiro abriga 54 artistas e outros 20 estão na fila para entrar no local. A repórter viajou a convite da Prefeitura de Monte Sião