A arquiteta, designer e figurinista Freusa Zechmeister, conhecida por seus trabalhos com o Grupo Corpo, morreu neste sábado (7 de dezembro), aos 83 anos. A profissional, nascida em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais, havia sido diagnosticada com câncer no pâncreas, o que teria causado sua morte.
O sepultamento está marcado para este domingo (8), às 14h em Belo Horizonte. O Grupo Corpo ainda não se manifestou oficialmente sobre a morte, mas integrantes estão de luto e se organizando para participar da cerimônia de despedida.
- 'Freusa imprimiu toda estética do Grupo Corpo', diz Paulo Pederneiras, fundador da companhia mineira
Diversos amigos manifestaram luto pela morte da figurinista. A designer de moda Gabi Junqueira usou sua página no Instagram para prestar uma homenagem. "Uma arquiteta e figurinista cujo legado é indiscutível. Conviver com ela era um privilégio", destacou.
A também arquiteta Ângela Roldão ressaltou que Freusa é um legado para gerações futuras. "Foi quem primeiro colocou Minas Gerais no calendário de arquitetos de interiores do Brasil. A melhor figurinista de ballet do mundo. Minuciosa, criteriosa e exigente", comentou.
Formada em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Freusa possui trabalhos arquitetônicos que vão desde edificações comerciais de destaque em Belo Horizonte até o design de residências. Ela também foi responsável pela restauração e design de interiores da Casa Bonomi, no bairro Funcionários, região Centro-Sul da capital mineira.