Mais uma etapa do pacote de obras de mobilidade nas proximidades do BH Shopping, no bairro Belvedere, na divisa entre Belo Horizonte e Nova Lima, vai atrasar. Após a construção de um viaduto que liga os dois municípios ser barrada por um erro do projeto, como adiantado por O TEMPO, as intervenções de responsabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) também vão perder o prazo. As obras estavam previstas para iniciar em julho, mas sequer foram licitadas.
Enquanto a promessa de alívio no trânsito é adiada, a realidade na divisa entre as duas cidades é de horas de congestionamento e acidentes, como a batida entre um ônibus e um caminhão na MG-030 nesta segunda-feira (24 de junho). A PBH é responsável por alargar o viaduto sobre a BR-356 e construir um novo, que será alternativo ao Trevo BR-356/Avenida Raja Gabaglia. Mas, o projeto ainda está em fase de revisão.
“A Superintendência de Desenvolvimento da Capital informa que está em fase de preparação interna de revisão dos projetos e processo licitatório de obras viárias no limite territorial entre os municípios”, informou o Executivo. No lançamento da parceria, em março de 2023, o prazo era de que, em julho, as intervenções fossem iniciadas.
Mas a previsão mudou. “No segundo semestre deste ano, a licitação para a execução das obras será publicada”, disse a prefeitura. A administração municipal não informou, no entanto, o motivo pelo qual a licitação não foi aberta mais cedo. De acordo com o Executivo, não é possível definir um período mínimo que o processo licitatório vai demandar, uma vez que depende do rito burocrático. Para as duas obras, a PBH está investindo cerca de R$100 milhões.
Trânsito intenso coloca MG-030 no topo dos acidentes em Nova Lima
Palco de um acidente grave na manhã desta segunda-feira (24 de junho), que envolveu uma batida entre um ônibus e um caminhão e deixou 12 feridos, a MG-030 é líder no ranking de acidentes em Nova Lima. A plataforma de dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) indica que a rodovia contabiliza 3.007 ocorrências na última década – de janeiro de 2014 até 23 de junho de 2024. Para se ter ideia, em segundo lugar está a BR-040, trecho em Nova Lima, com 1.263 registros no mesmo período.
A plataforma do Governo inclui todas as rodovias, inclusive as federais, e contabiliza registros da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e da própria Sejusp. De acordo com o especialista em trânsito Silvestre de Andrade, o projeto de mobilidade BH-Nova Lima é importante para desafogar o trânsito pesado na região, mas não vai resolver o problema dos acidentes, como o registrado nesta manhã.
“Trata-se de uma série de intervenções que são solicitadas há muito tempo. São obras em trechos que vão melhorar o acesso à Nova Lima, na região do Belvedere, que cresceu muito nos últimos anos e complicou o trânsito. Agora, essas intervenções não vão aliviar a circulação interna na cidade de Nova Lima. Quem precisar da MG-030 vai continuar tendo problema ao passar por ela” , avalia.
Uma iniciativa que pode ser mais interessante para redução no número de acidentes na MG-030 seria, de acordo com Andrade, a criação de uma via alternativa à rodovia. “Algo que vem se discutindo há anos é a criação de um outro acesso ao Centro de Nova Lima. Seria uma via alternativa à MG-30, a partir do ramal de Águas Claras, aproveitando a ferrovia desativada”, explica.
Nova Lima cria via alternativa
A prefeitura de Nova Lima está com um projeto de criar a avenida Dr. Flávio Guimarães. A proposta está prevista no plano diretor de 2007 e será conectada à MG-030, na altura do condomínio Ville de Montagne (logo após o posto da Polícia Rodoviária Federal), e se estenderá até o bairro Jardim da Torre, próximo à Fundação Torino e ao bairro belo-horizontino, Belvedere.
A avenida terá 4,5 km de extensão com pista dupla, construção de dois novos trevos, um viaduto de acesso a MG-030 com duas alças e cinco obras de contenção ao longo do trecho. A obra tem um prazo estimado de conclusão de um ano.
"A iniciativa reforça o compromisso do Governo Municipal com a melhoria da infraestrutura urbana e a mobilidade, proporcionando um trânsito mais fluido e seguro para todos os moradores e usuários da região", afirmou a administração municipal por meio de nota.
MG-030 sobrecarregada
O especialista reforça que a rodovia está sobrecarregada, além do uso de caminhões e carretas, pelo trânsito da cidade de Nova Lima e o fluxo entre os municípios do interior à capital. “A MG-30 deixou de ser uma rodovia e passou a ser uma avenida. A cidade de Nova Lima veio crescendo em direção à BH, e o cotidiano passou a ser prejudicado. À medida que os acessos aumentaram, quer dizer, de entrada em condomínios, supermercados, áreas de comércio, cruzamentos, a probabilidade de acidentes cresceu”, pondera.
De fato, de acordo com a PBH, a MG-030, entre Belo Horizonte e Nova Lima, recebe um fluxo diário de aproximadamente 15 mil veículos, a maioria (12 mil) carros de passeio, 2 mil motos e o restante divididos entre caminhões e veículos de médio porte.
Entenda melhor: obras de mobilidade BH-Nova Lima
As obras de mobilidade nas proximidades do BH Shopping, no bairro Belvedere, na divisa entre Belo Horizonte e Nova Lima, prometem desafogar o trânsito e reduzir em 17% o fluxo de veículos que passam pelo local diariamente - a previsão é que cerca de 2.500 veículos deixem de passar pelo local. O pacote de obras foi anunciado pelas prefeituras da capital e de Nova Lima no início de março de 2023. A previsão inicial era que as intervenções fossem concluídas em até dois anos e meio.
As obras serão:
- A primeira das obras é um viaduto em formato de “ferradura” para a ligação da MG-030 à BR-356, no sentido Rio de Janeiro, com faixa adicional na BR-356. É de responsabilidade da prefeitura de Nova Lima.
- Já a Prefeitura de Belo Horizonte fará o alargamento do viaduto sobre a BR-356, viabilizando uma terceira faixa de rolamento no sentido Belvedere-Santa Lúcia, e ajuste dos encaixes das alças existentes.
- Belo Horizonte será também responsável pela implantação de um viaduto para viabilizar o acesso direto do fluxo de veículos procedente da BR-356 (sentido Belo Horizonte-Rio de Janeiro) para a MG-030 (sentido Belo Horizonte – Nova Lima), sem a necessidade de utilizar o Trevo BR-356/Avenida Raja Gabaglia.
- A quarta obra será executada por Nova Lima, que vai fazer o alargamento da alça de ligação da BR-356 com a MG-030, no sentido Nova Lima, e adequar a largura do vão do pontilhão da linha férrea.
Parte de Nova Lima foi barrada antes de iniciar
A construção de um viaduto que liga os dois municípios foi adiada após erro no projeto, conforme O TEMPO noticiou na última quinta-feira (20 de junho). Uma falha foi identificada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) na primeira etapa da obra, que barrou execução porque ela previa intervenções na área interna da Estação Ecológica do Cercadinho, uma unidade de conservação estadual.
A Prefeitura de Nova Lima afirmou que a adequação do projeto, conforme solicitado pelo órgão estadual, está em andamento, sem apontar um prazo para o fim desse trabalho.
O que diz a PBH?
"A Superintendência de Desenvolvimento da Capital informa que está em fase de preparação interna de revisão dos projetos e processo licitatório de obras viárias no limite territorial entre os municípios de Nova Lima e Belo Horizonte com o objetivo de minimizar o problema crônico de engarrafamento no trânsito na região. A previsão é de que, no 2º semestre, a licitação para a execução das obras seja publicada."
O que disse a prefeitura de Nova Lima?
Já a Prefeitura de Nova Lima afirmou que está em andamento a adequação do projeto para a implantação da obra da “ferradura”, conforme solicitado pelo órgão estadual. A administração municipal explica que, inicialmente, o entendimento era de que a área desafetada na Estação Ecológica do Cercadinho, com base em um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, já contemplava toda a área necessária para as obras. No entanto, após reuniões técnicas de trabalho, o IEF identificou a necessidade de realizar ajustes adicionais.
O Executivo garante ainda que segue empenhado e "dando total prioridade para agilizar os processos o mais breve possível". Uma vez iniciada, a estimativa é de cerca de 12 meses para a execução da obra, que terá um valor total de R$ 60 milhões.
A prefeitura não informou o prazo para o fim das adequações do projeto.