Cento e vinte e nove. Este é o período de dias sem chuvas significativas em Belo Horizonte, contados desde 19 de abril. A estiagem é a maior da capital há seis décadas. Conforme o monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a última vez que a cidade ficou mais tempo sem precipitações foi em 1963, quando BH passou por 198 dias consecutivos sem chuva. O tempo seco e massas de ar frio prolongadas podem ser a razão do ciclo de secura. A previsão é que a capital permaneça sem se molhar até o fim de agosto.
A falta de chuvas tem trazido consequências para a qualidade de ar em Belo Horizonte. Nesta segunda-feira (26 de agosto), uma “neblina de fumaça” tomou o horizonte da cidade nas primeiras horas da manhã. Simultaneamente, a capital renovou o alerta para tempo seco – com umidades relativas do ar entre 20 e 30% –, o que indica risco à saúde, principalmente para doenças respiratórias. Para se ter ideia, por dia, cinco crianças e adolescentes são internados por pneumonia na capital.
“É preciso fazer um estudo focado nessa falta de chuvas em Belo Horizonte. Por enquanto, entende-se que a estiagem está ligada ao período tipicamente seco do inverno, agravado por uma atuação de massas de ar frias mais intensas que passaram pelo Sul e Sudeste. Elas impedem a formação de nebulosidade e de chuvas”, afirma o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves.
De acordo com ele, mesmo com ondas de calor e dias mais quentes na capital – que devem voltar a ocorrer a partir de quinta-feira (29 de agosto) – o tempo seco impede a formação de nuvens de chuva. “Para que seja formada a chuva, além da temperatura mais alta, é necessário que a umidade do ar esteja propícia para a formação de precipitações. Não é o que vem acontecendo em Belo Horizonte, que tem registrado índices muito baixos de umidade e bloqueando a formação de água”, continua Alves.
O meteorologista analisa, ainda, que a atuação do fenômeno La Niña, que diminui a temperatura das águas do Pacífico, também pode ter relação com a falta de chuva na capital mineira. “São vários fatores que podem ter se somado. É possível que o La Niña tenha potencializado o período mais seco. Esse tipo de influência, de adiar a formação de chuva, também pode ocorrer”, acrescenta o especialista.
BH seguirá sem chuvas até o fim do mês
A previsão do Inmet indica que Belo Horizonte vai permanecer sem precipitações significativas até, pelo menos, o fim do mês de agosto. As temperaturas vão começar a subir na quinta-feira (29), dando início a um final de semana quente na capital. Mesmo assim, com o índice de umidade do ar baixo, não haverá chuvas.
Alerta de tempo seco
O Inmet atualizou o alerta de tempo seco para 352 cidades de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte e a região metropolitana. A previsão é para índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%, o que é considerado de risco à saúde respiratória. "Risco de incêndios florestais", acrescentou o órgão. A condição é esperada até às 19h de hoje (26 de agosto).
Veja ranking de dias consecutivos sem chuva em BH, conforme o Inmet:
- 198 dias, em 1963
- 129 dias, em 2024 (até 26 de agosto)
- 117 dias, em 1991
- 116 dias, em 1988
- 115 dias, em 2011
Recomendações para dias de baixa umidade
- Hidrate-se durante o dia;⠀
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas, ao invés de frituras;⠀
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;⠀
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;⠀
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, use hidratante;⠀
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas.
- Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).