A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou, neste domingo (17/8), as novas atrações confirmadas para a 10ª edição do Virada Cultural de BH, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de agosto. Entre as atrações estão Carlinhos Brown, Orquestra Sinfônica de Ouro Preto – Afrosinfonicidade, Wilson Dias, Cirkera – Mulheres em Chamas, Evandro Passos com aula de dança afro e Forró Cabra Cega.

Na sexta-feira (15/8), haviam sido confirmadas as seguintes atrações: Akatu, que convidará Djonga; Grupo Tendendê; Mona (com a oficina infantil Pequenos Artistas); Bloco Show Kids (também para crianças); Batalha da P7 e Batalha Tupi. 

Programação gratuita 

Toda a programação do evento é gratuita. O perfil da Virada no Instagram também confirmou outras atrações, como Sidoka, rapper de BH e um dos expoentes do trap no Brasil, além do Festejo Tambor Mineiro com Maurício Tizumba. Israel & Rodolffo ficaram conhecidos do grande público após Rodolffo participar da 21ª edição do BBB. A faixa "Batom de Cereja" é um dos maiores sucessos dos artistas goianos.

História

Criada em 2013, a Virada Cultural de BH chega à sua 10ª edição em 2025, ampliando sua presença pelo centro da cidade, incluindo o Parque Municipal, Viaduto Santa Tereza, ruas Guaicurus, Bahia, Sapucaí, Praça Raul Soares e a nova Praça Fuad Noman, no Edifício Sulacap. Haverá ambientes para todos os públicos, com atividades para crianças, jovens e adultos, em uma programação que reflete a pluralidade cultural de Belo Horizonte.

Viradão Gastronômico

O Viradão Gastronômico também está de volta, trazendo um roteiro especial de bares e restaurantes do hipercentro, ampliando o conceito de cultura para além dos palcos.

Nesta edição, o percurso se mistura à paisagem do evento, convidando o público a experimentar os sabores da cidade enquanto circula entre as atrações.

Integram o circuito alguns estabelecimentos históricos e icônicos da capital mineira listados pelo projeto ‘Bares com Alma’, iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.