A falha técnica que provocou o caos no metrô de Belo Horizonte nesta quarta-feira (15 de janeiro) foi solucionada às 7h50. Os passageiros sofreram com atrasos, trens parados, confusão e falta de informações por mais de 1 hora. 

A Metrô BH, empresa que administra o sistema, informou que o problema foi causado por "uma falha técnica no sistema de sinalização de trens". “Essa falha não tem relação com a atividade de modernização programada para esta semana, após o horário de pico", argumentou. 

Apesar de o problema ser sanado às 7h50, a empresa confirmou que impactos eram registrados no trecho, mas a tendência era de normalização nos intervalos das viagens a partir da normalização. 

Atualmente, o metrô passa por obras para a instalação de equipamentos e materiais do novo sistema de sinalização e segurança ao longo da via por onde passam os trens. Essa intervenção vai até sexta-feira (17 de janeiro). Por conta disso, o intervalo entre as viagens chega a 23 minutos das 10h às 16h. Além disso, nas estações Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo, Floramar e Vilarinho, os trens passarão em apenas uma via nestes horários e será necessário que os clientes verifiquem a direção das composições antes de embarcar. Não haverá baldeação. Segundo a empresa, o “período planejado para essa intervenção leva em conta as férias escolares”.

A empresa disse que a falha ocorreu no sistema de sinalização de trens próximo à estação Calafate. "Até a resolução da situação, foi necessário que os trens operassem em uma só via, em velocidade reduzida, entre Gameleira e Lagoinha, o que ocasionou atrasos nas viagens e retenção de composições ao longo de todo o trecho. Após a atuação imediata da manutenção da concessionária, às 7h50, a falha foi sanada e os trens começaram a ser ofertados nos intervalos programados, salientamos que essa falha não tem relação com a atividade de modernização programada para essa semana após o horário de pico", informou a nota.