O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou que vai investigar a morte de uma adolescente, de 14 anos, em uma escola de Uberaba, na região do Triângulo Mineiro. A garota foi morta por golpes de facas e o suspeito é um menino, com a mesma idade. O caso ocorreu na última quinta-feira (8 de maio).

De acordo com o MPMG, promotores de Justiça estiveram em contato com representantes da instituição de ensino, "oferecendo auxílio e suporte, bem como estabelecendo as linhas de atuação para o acolhimento de toda a comunidade escolar no retorno às aulas". Ainda segundo o órgão, a Promotoria de Defesa da Criança e do Adolescente de Uberaba solicitou a internação provisória do adolescente suspeito, "o que foi deferido pela Vara da Infância e Juventude de Uberaba".

+ Leia também: Uberaba decreta luto de três dias por morte de adolescente

"O MPMG externa o integral apoio aos familiares da vítima e se solidariza com toda a comunidade escolar envolvida, buscando a construção e o fortalecimento de uma cultura de paz e prevenção de violências, disse em nota. O Ministério Público afirmou ainda que a apreensão do adolescente suspeito ocorreu de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O caso

A morte da adolescente ocorreu na última quinta-feira (8 de maio). Conforme registrado na ocorrência da Polícia Militar (PM), a garota estava em sala de aula quando o suspeito se aproximou, entregou uma folha com algo escrito e, em seguida, sacou uma faca e a golpeou três vezes.

Os demais alunos da sala ficaram assustados com o ocorrido e saíram para pedir ajuda. O pai da adolescente foi até ela para prestar os primeiros socorros. Um outro funcionário, então, acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma equipe da unidade de suporte avançado foi até a instituição e constatou a morte da menina.

Fuga

O suspeito fugiu da escola após esfaquear a garota, levando sua mochila. Ele foi localizado às margens da AMG-2595. Ao ser abordado, não esboçou reação e foi apreendido. Questionado sobre o paradeiro da faca, afirmou que havia deixado a arma cravada em uma árvore. Os agentes foram até o local indicado e fizeram a apreensão. O adolescente foi levado para a delegacia de plantão de Uberaba, acompanhado do pai.

Veja a nota do MPMG

"O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente de Uberaba, acompanha os desdobramentos das investigações de ato infracional análogo a homicídio ocorrido, nessa quinta-feira, dia 8 de maio, nas dependências de uma instituição de ensino no município do Triângulo Mineiro.

Após a apreensão de um adolescente, houve, imediatamente, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente, o agendamento de sua oitiva informal, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 9 de maio.

Além disso, a Promotoria de Defesa da Criança e do Adolescente de Uberaba, com apoio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Defesa da Educação e da Criança e Adolescente do Triângulo Mineiro (CREDCA/TM), ofereceu representação, solicitando a internação provisória do adolescente, o que foi deferido pela Vara da Infância e Juventude de Uberaba.

O MPMG permanece acompanhando as investigações, no sentido da apuração da participação de outros envolvidos em tão triste ataque à vida de uma adolescente de apenas 14 anos de idade, fato que trouxe enorme consternação e tristeza para toda a sociedade uberabense.

Os promotores de Justiça designados para atuar no caso também estiveram em contato com a instituição de ensino, oferecendo auxílio e suporte, bem como estabelecendo as linhas de atuação para o acolhimento de toda a comunidade escolar no retorno às aulas.

O MPMG externa o integral apoio aos familiares da vítima e se solidariza com toda a comunidade escolar envolvida, buscando a construção e o fortalecimento de uma cultura de paz e prevenção de violências."