O amor pelas quadrilhas juninas pulsa forte neste sábado (12/7), segundo dia do Arraial de Belô, em uma tradição que vai além dos trajes coloridos e das comidas típicas. Seja nas arquibancadas do Mineirinho ou no tablado onde as quadrilhas se apresentam, não faltam exemplos de quem vive o festejo junino com intensidade o ano inteiro e faz disso um compromisso com a cultura popular.

A auxiliar de secretaria Angélica Taynara, de 30 anos, foi a primeira noiva a celebrar seu matrimônio no tablado do Mineirinho, no segundo dia do Arraial de Belô, pela quadrilha Pega Frango. Ela conta que há 15 anos associou o amor pela dança às quadrilhas juninas e, desde então, não abandonou mais a paixão. “Eu danço quadrilha há 15 anos. Eu amava dançar e, depois que comecei a dançar quadrilha, nunca mais saí. Meu coração está a mil. É muito gratificante, um processo muito grande que passamos. Começamos a ensaiar em outubro, e o Arraial de Belô é nosso maior evento. Entregar isso é muito gratificante”, disse, emocionada.

Para muitos, o envolvimento com as quadrilhas é uma tradição de família, passada de geração em geração. É o caso da auxiliar de faxina Edirlaine Januário, que viu na festa uma oportunidade de “renascimento”. “Eu não falto nenhum ano. A quadrilha, pra mim, representa amor, é uma emoção tremenda e sem fim. Eu já dancei, minha filha dança. É algo que vem de família. Tô aqui este ano e, ano que vem, quero estar de corpo e alma”, conta. Neste ano, ela senta nas arquibancadas para prestigiar familiares e amigos. “Não dá pra deixar de vir, é um lar”, afirma.

Leia mais: Mineirinho vira palco do Arraial de Belô e conquista público no segundo dia
Saiba quais são os quesitos avaliados nas apresentações da quadrilhas do Arraial de Belô

Entre histórias e tradições, também há aqueles que vivem o “primeiro amor”. A aposentada Geralda da Silva, a “Gegê”, de 69 anos, veio à festa pela primeira vez e afirma ter se apaixonado. “É a primeira vez que eu venho e já estou apaixonada. Sempre vi na televisão, e aquilo me tocou a querer ver de perto. Estou animada para tudo: apresentação, shows e comida. Eu amei”, comemora.

A programação do primeiro fim de semana do 46º Arraial de Belô se encerra neste domingo (13/7). No tablado, onze quadrilhas disputam o Concurso Municipal pelo Grupo de Acesso. Na área externa, os shows ficam por conta da cantora Chris Cordeiro e do DJ Edgar. Os grandes destaques da noite serão as apresentações de Mariana Aydar, valorizando a música popular brasileira, e de Naiara Azevedo, grande nome do sertanejo nacional.