O governo de Minas Gerais informou, nesta quinta-feira (17/7), que a ocorrência de uma doença misteriosa em São Francisco, no Norte do Estado, ainda está sob investigação. Pelo menos duas pessoas morreram e outras 20 apresentaram sintomas respiratórios e hemorrágicos. Os primeiros registros foram de pacientes que participaram de dois eventos sociais na área rural (23/6 e 24/6) e um na zona urbana (27/6). Os casos foram classificados como Evento de Importância para a Saúde Pública (EISP).

Conforme a nota do governo de Minas, até o momento  foram detectados resultados laboratoriais para influenza, rinovírus, parainfluenza tipo 4 e vírus sincicial respiratório, que estão sendo considerados na análise epidemiológica e laboratorial em curso. No entanto, ainda não há conclusões.

“Todas as amostras analisadas para hantavirose, leptospirose e meningites bacterianas apresentaram resultados negativos. Amostras clínicas continuam sendo examinadas para confirmação etiológica e exclusão de outras hipóteses diagnósticas”, destaca o texto.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está conduzindo as investigações por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Minas), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (Episus Avançado). 

Conforme a SES-MG, as as medidas estão sendo intensificadas, incluindo busca ativa de casos, coleta de amostras e monitoramento de contatos.

Orientações à população

• Evitar aglomerações e locais fechados ou mal ventilados, especialmente se estiver com sintomas respiratórios.

• Utilizar máscara ao apresentar sintomas gripais ou ao frequentar unidades de saúde.

• Cobrir nariz e boca com o braço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar.

• Evitar contato próximo com pessoas doentes.

• Manter a vacinação contra a gripe atualizada, especialmente em grupos prioritários.

• Procurar atendimento médico em caso de sintomas como febre, tosse, dor no corpo, dificuldade para respirar ou sangramentos.

Fonte: SES-MG