Dois homens, de 41 e 44 anos, foram presos nessa quarta-feira (30/7), suspeitos de causar “prejuízos milionários” a idosos em agências bancárias de Belo Horizonte. No momento da prisão, eles tentavam aplicar um golpe em uma senhora de 73 anos.
De acordo com a Polícia Militar (PM), uma pessoa entrou em contato com a corporação relatando que dois homens estariam aplicando golpes em agências bancárias na região central da capital. Com base nas características dos suspeitos, os policiais iniciaram as buscas e localizaram um deles próximo a uma unidade do Banco do Brasil, na rua dos Goitacazes. Ele tentou fugir pela rua da Bahia, mas foi detido.
O segundo suspeito foi preso dentro da agência. Os militares entraram no local e o encontraram conversando com a idosa. Ao perceber a presença dos policiais, ele tentou se afastar da vítima, mas foi abordado e conduzido à delegacia da Polícia Civil.
Relato da vítima
Em conversa com os militares, a idosa contou que, enquanto utilizava o caixa eletrônico, foi abordada por um dos suspeitos, que se identificou como funcionário do Banco do Brasil. Ele teria solicitado que ela colocasse a digital para dar acesso à conta.
A vítima relatou ter achado o pedido estranho, mas obedeceu por estar assustada e com medo. No entanto, ficou nervosa, começou a suar e sua digital não foi reconhecida pelo sistema. O suspeito então saiu da agência, momento em que foi abordado pelos policiais.
O comparsa, que acompanhava a movimentação, se aproximou da idosa fingindo que iria ampará-la. Segundo o relato, ele também tentou acessar a conta, mas a ação foi interrompida com a chegada da PM.
Dupla já é conhecida
Funcionários do Banco do Brasil disseram que a dupla já praticou "centenas de crimes" e é responsável por “milhões de reais em prejuízos” a idosos. Segundo os relatos, diversas ocorrências já foram registradas contra os suspeitos, que também aparecem em imagens de câmeras de segurança das agências.
No momento da prisão, os militares apreenderam com os suspeitos R$ 322 em dinheiro e celulares. Eles foram encaminhados para a delegacia da Polícia Civil, onde o caso segue em investigação.
O que diz o Banco do Brasil?
Procurado pela reportagem, o Banco do Brasil informou que colabora com todas as informações solicitadas pelas autoridades competentes e que não divulgará outros detalhes para não interferir nas investigações.
“O BB investe constantemente e de forma massiva em segurança física e digital, além de promover ações de conscientização sobre os principais golpes financeiros. Por meio de campanhas publicitárias — com filmes em TV aberta, spots em rádios, peças em mídia exterior, redes sociais, cinemas e shows, por exemplo —, a instituição disponibiliza conteúdos com orientações e dicas em seus principais canais de comunicação e relacionamento”, esclareceu o banco, ao comentar as ações de conscientização para evitar que os correntistas sejam vítimas de golpes.
A instituição financeira ressaltou ainda que disponibiliza canais de atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana, por meio do app BB e da Central de Atendimento (4004-0001 ou 0800-729-0001), para comunicações relacionadas a fraudes, roubos ou golpes. “Também é possível registrar a ocorrência diretamente nas agências do BB em todo o país, em horário comercial”, complementou.