A cidade de Lavras, no Sul de Minas Gerais, sediou na última quarta-feira (3 de setembro) um importante debate sobre o futuro da saúde pública no estado. Com a presença das prefeituras, vereadores, profissionais da saúde e representantes de mais de 20 cidades, a Jornada Mineira da Saúde 2025  teve como foco principal encontrar soluções conjuntas para os desafios do setor.

Promovido pela Frente Mineira de Prefeitos (FMP), em parceria com a Fundação Dom Cabral, Brasil Comunicação e o Ministério da Saúde, o evento teve como lema “Municípios unidos por soluções e resultados”. Durante o encontro, foram abordados temas estratégicos como governança, a formação de consórcios públicos para otimizar recursos e a implementação de programas federais, como o “Agora Tem Especialidades”, que visa ampliar o acesso a tratamentos especializados.

A prefeita de Lavras e presidente da FMP, Jussara Menicucci, destacou a importância do diálogo entre as gestões municipais.  "Esse espaço de debate é fundamental para que os municípios consigam discutir ações práticas e buscar soluções que garantam um atendimento de qualidade à população. O fortalecimento da rede de saúde passa pela troca de experiências e pelo diálogo entre gestores, especialistas e autoridades”, disse. 

Além do debate sobre a governança, a importância da análise de dados para uma tomada de decisão mais assertiva foi outro pilar do evento. A pesquisadora Mariela Campos Rocha, do Instituto DataTempo, enfatizou que “a pesquisa é fundamental em todas as etapas da política pública”. “Da decisão à implementação, passando pelo monitoramento e avaliação. Os dados auxiliam o gestor a obter informações confiáveis e tomar decisões mais acertadas. Eventos como este são importantes justamente por reunir prefeitos, secretários e técnicos da saúde em torno dessa reflexão”, disse.

A integração entre os diferentes níveis de governo foi um ponto ressaltado pelo professor Caio Marini, da Fundação Dom Cabral. “A Jornada Mineira da Saúde é uma iniciativa importante por promover o diálogo entre secretarias municipais, governo federal e consórcios. Essa aproximação fortalece a rede e contribui para a melhoria dos serviços oferecidos à população”, destacou.

Ferramenta de orientação

Para Máflavia Aparecida Luiz Ferreira, superintendente em Minas Gerais do Ministério da Saúde, o evento tem o papel de servir como ferramenta importante de orientação. “Esses encontros são essenciais para apresentar as ações do Ministério, como a ampliação de especialidades, cirurgias eletivas e o uso da telessaúde. É também um espaço de diálogo com os gestores e de apoio na adesão aos programas”, explicou.

Élson Júnior, representante do Icismep, também expressou sua satisfação com o nível das discussões. “Estamos encantados com o nível da discussão desta Jornada, que reuniu prefeitos e secretários em torno do tema da saúde. Foi uma oportunidade valiosa de aprendizado e troca de experiências”, afirmou.

A próxima edição da Jornada Mineira da Saúde está agendada para novembro e será realizada em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.