Após a falha no sistema da rede Farmácia de Minas, que interrompeu o fornecimento de medicamentos gratuitos à população durante todo o dia nessa segunda-feira (22), uma grande fila se formou na unidade do bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na manhã dessa terça-feira (23).

O atendimento já está normalizado, mas a aposentada Nair Maira Alves, de 71 anos, que veio para Belo Horizonte só para buscar o remédio que precisava diz que perdeu a passagem de volta. “Eles só disseram que quem estava agendado para ontem (segunda), podia vir hoje. Eu tinha uma passagem marcada para meio dia, sou de Piumhi. Agora estou vendo o que fazer, o que vai ser mais rápido: passagem de idoso ou a ajuda do carro da saúde da minha cidade”, disse a aposentada, que conseguiu pegar nesta terça-feira o remedio de precisava. 

Mesmo com o atendimento normalizado, o vendedor Felipe Henrique da Costa, de 26 anos, voltou para cara sem o anticonvulsivo que precisava levar para o filho, devido a falta no estoque. “Saindo sem o remédio de novo. Já tem três meses que venho aqui, falam que não tem no estoque e não dão prazo. É a Vigabatrina 500 mg. Meu menino é especial e, se ele não tomar (o remédio), pode até morrer”, lamentou.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que, atualmente, 45 itens estão em falta na Farmácia Regional de Belo Horizonte. Segundo a pasta, os motivos para falta de medicamentos são variados e, por isso, não é possível informar com precisão quando haverá reposição de cada um deles.

Em relação ao medicamento Vigabatrina 500mg, citado na reportagem, a SES-MG informou que não há estoque "devido ao resultado deserto nos últimos pregões".

"Apesar disso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais continua tentando adquirir o medicamento e, tão logo haja sucesso no processo de aquisição e o item seja entregue em nosso almoxarifado, autorizaremos a distribuição a todas regionais de saúde", diz o comunicado. 

Canais para consulta

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o cidadão pode se informar sobre o Farmácias de Minas e consultar informações sobre a disponibilidade dos medicamentos por meio do aplicativo MG App e pelo site cidadao.mg.gov.br.
 

Atualizada às 11h55.