Após o forte temporal que atingiu todas as regiões de Belo Horizonte na noite desse domingo (1°), a Defesa Civil do município precisou emitir um alerta de risco geológico, já na manhã desta segunda-feira (2), para evitar tragédias ligadas ao grau de saturação do solo.
Assim, o órgão pede que os moradores da cidade estejam atentos ao aparecimento de sinais construtivos, como trincas e rachaduras, e estejam atentos ao transitar em lugares como encostas, onde há a possibilidade de quedas de muros, deslizamentos de terras, escorregamentos e erosões. O alerta é válido até quarta-feira (4), posto que mais temporais são esperados na cidade, a qualquer momento, nesta segunda.
8h23 - Atenção com o grau de saturação do solo e ao risco moderado de ocorrências de quedas de muros, deslizamentos, escorregamentos, erosões e sinais construtivos (trincas e rachaduras). Válido até quarta-feira (4).
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) December 2, 2019
Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh @Bombeiros_MG pic.twitter.com/tSKbRMYIQq
Aliás, alguns dos sinais de que deslizamentos podem acontecer, segundo a Defesa Civil, são aparecimento de trincas nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base do barranco e até inclinação de postes ou árvores.
Para evitar tragédias diante do risco moderado de problemas geológicos, o órgão recomenda ainda que as pessoas coloquem calhas no telhados de casa, consertem vazamentos em reservatórios e caixas d'água, não joguem lixo em encostas e não despejem esgoto nos barrancos. ⠀⠀