O projeto de lei (PL) que prevê a manutenção do uso da área do aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte, foi aprovado em 1º turno pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana da Câmara Municipal nesta segunda-feira (21 de agosto). A proposição visa promover a proteção da área de aproximadamente 500 mil metros quadrados no bairro Padre Eustáquio.
O PL se propõe como uma alternativa à proposta da prefeitura de urbanizar o espaço do aeroporto com a construção de 4,5 mil moradias com modelos e tamanhos diferenciados. Ainda deseja-se implantar unidades de comércio e serviço, equipamentos coletivos e um parque.
No texto que tramita na Câmara de Belo Horizonte é enfatizado que o projeto de urbanização tem sido feito de modo ilegal, sem ouvir os envolvidos, e sem analisar o impacto do empreendidmento para a região. “A malha viária e toda estrutura urbana local não comportam o empreendimento nos moldes propostos”, argumenta.
O parecer favorável ao projeto já foi concedido também na Comissão de Legislação e Justiça. O texto será apreciado ainda pela Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor, além da Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços.