Transporte coletivo

BH terá mais quase 80 km de faixas só para ônibus

Plano de Mobilidade Urbana prevê adicionar 78,7 km de faixas exclusivas para ônibus, mais pontos e ampliação das ciclovias

Por Pedro Nascimento
Publicado em 02 de setembro de 2021 | 03:00
 
 
 
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A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) apresentou um novo Plano de Mobilidade Urbana ao comitê responsável por discutir mudanças no contrato do transporte coletivo da capital. Entre as principais mudanças, detalhadas em reunião na última terça-feira (31), estão a instalação de 78,7 km de faixas exclusivas para ônibus em várias regiões da cidade, além de alterações na circulação do trânsito, ampliação das ciclofaixas e de pontos de embarque e desembarque.

O plano tem três etapas e já começou a ser implantado no mês passado, com novas faixas na área central de Belo Horizonte. Na avenida Afonso Pena, por exemplo, além de faixa exclusiva das 6h às 19h30 nos dois sentidos, haverá ciclovia de cada lado do canteiro central. Estão previstas 47 intervenções em praticamente todas as regionais da cidade (veja detalhes abaixo). 

A BHTrans garante que as duas primeiras fases do projeto podem ser finalizadas até o próximo ano ao custo de R$ 42 milhões. “Temos um conjunto de soluções que avança bastante nesse terreno de prioridade para o transporte coletivo. No que se refere a soluções de curto prazo, é isso que já podemos fazer”, explica a superintendente de planejamento e informação da BHTrans, Liliana Hermont.

Avanço
Segundo o estudo da BHTrans, as alterações podem resultar em um aumento de 20% na média da velocidade operacional dos ônibus.

A partir dessas mudanças, o vereador Gabriel Azevedo (sem partido), que integra o comitê, acredita que será possível cobrar das empresas de ônibus melhores resultados. “Precisamos fornecer as condições para que o ônibus circule na cidade antes de exigir uma melhoria do serviço. É a partir desses investimentos, que terão apoio do legislativo, que será possível entender porque o serviço prestado é tão ruim, identificar os gargalos e cobrar efetivamente o fim do contrato com essas empresas e uma mudança na tarifa”, detalhou o vereador.

Representante da sociedade civil no comitê e especialista em mobilidade urbana, André Veloso espera que, com o plano apresentado pela BHTrans, seja possível aumentar a pressão sobre as empresas de ônibus para exigir o fim do contrato, mas ele pontua que ainda há muito o que ser feito de melhorias.

O Sindicato das Empresas de Ônibus de BH (Setra-BH) respondeu que apoia a iniciativa da BHTrans. “A cidade precisa de intervenções urgentes e imediatas”, defendeu a entidade, por meio de nota. 

MUDANÇAS À VISTA 
Conheça as obras viárias que podem ser implementadas na capital nos próximos anos 


1. AVENIDA AFONSO PENA (CENTRO-SUL) 
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 nos dois sentidos entre a praça da Rodoviária e a av. Getúlio Vargas 
- Ciclovia de cada lado do canteiro central e sobre o canteiro após a av. Carandaí 
- Criação de cinco novos pontos de ônibus com redistribuição das linhas e pontos 
- Manutenção da maior parte dos pontos de táxi e de táxi-lotação 
Objetivo: aumento da velocidade dos ônibus em 37% no sentido bairro-centro e 21% no sentido centro-bairro 

2. RUA PADRE PEDRO PINTO (VENDA NOVA) 
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 nos dois sentidos entre a rua Menezes e a estação Venda Nova 
- Novos semáforos de pedestres 
Objetivo: aumento da velocidade operacional no pico tarde em 18% (bairro-centro) e 25% (centro-bairro) 

3. AV. PORTUGAL (PAMPULHA) 
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 sentido bairro-centro entre a estação Pampulha e a rua Arvoredo 
- Pista passará a ter três faixas direcionais no sentido bairro-centro sendo uma exclusiva para ônibus 
- A rua das Canárias funcionará com mão direcional no sentido centro-bairro, com duas faixas de tráfego e estacionamento à direita 
- Novos semáforos 
Objetivo: Aumento da velocidade operacional no pico tarde em 4% (bairro-centro) e 9 (centro-bairro) 

4. AV. JOSÉ CÂNDIDO DA SILVEIRA (NORDESTE) 
- Faixa preferencial em toda a avenida das 6h às 19h30 nos dois sentidos 
- Novos semáforos de pedestres 
- Tratamento de acessibilidade nas interseções e pontos de ônibus 
Objetivo: Aumento da velocidade operacional no pico tarde em 20%  

5. AV. ABÍLIO MACHADO (NOROESTE) 
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 nos dois sentidos entre av. Heráclito Mourão e Anel Rodoviário 
- Correções na largura da pista para comportar quatro faixas de tráfego 
-  A partir da rua Itobi do Oeste, apenas ônibus e caminhões poderão seguir; os carros e motos terão que convergir à direita na rua Itobi do Oeste e virar à esquerda na av. Ivaí 
Objetivo: Aumento da velocidade operacional pico tarde em 11% (bairro-centro) e 55% (centro-bairro) 

6. RUA POUSO ALEGRE (LESTE) 
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 entre a rua Flávio dos Santos e a rua Itajubá sentido bairro-centro 
-  Uma faixa de ônibus, uma faixa de uso misto e estacionamento permitido à esquerda 
- Entre a rua Salinas e a rua Itajubá, o estacionamento será proibido, e a pista passa a ter três faixas de tráfego 
- Melhoria nos pontos de ônibus 
Objetivo: Aumento da velocidade dos ônibus em 43% 

7. AV. RAJA GABAGLIA (CENTRO-SUL/OESTE) 
- Faixa exclusiva das 6h às 21h no sentido centro-bairro, entre a av. do Contorno e a av. Barão Homem de Melo 
- Nova forma de conversão à esquerda para o bairro Gutierrez dos veículos que estão em circulação no sentido Belvedere-centro na rua Américo Macedo 
- A conversão para o bairro Cidade Jardim, dos veículos que estão no sentido centro-Belvedere, será transferida para a semirrotatória da entrada do Exército (4ª Região) 
- Acréscimo de mais uma faixa de tráfego no acesso à av. Barão Homem de Melo e entre a av. Raja Gabaglia e a rotatória da av. Mário Werneck 
Objetivo: Aumento da velocidade dos ônibus em 8% 

NÚMEROS EM DESTAQUE: 
Pistas exclusivas/preferenciais para o transporte público: 
Já implantadas: 47,46 km 
Em projeto: 78,7 km 

VELOCIDADE OPERACIONAL MÉDIA DOS ÔNIBUS – PICO TARDE 
ATUAL: 13,9 KM/H 
META PARA 2020 ERA: 16 KM/H 

FONTE: BHTRANS

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