Para quem já conhece o Carnaval de Diamantina, talvez precise passar o feriado na cidade mais uma vez para se surpreender. A festa recebeu um reforço na programação de 2023 e conta com uma seleção de eventos que promete agradar diferentes públicos. A dica é abraçar as possibilidades. Para sambar, os blocos caricatos e históricos mantêm seu renome; para comer, vai ser difícil resistir ao Circuito Gastronômico GastrôFolia; e para se aventurar; o desafio é encarar os passeios e competições de bike, trilha e caminhada da ala “Carnaval Radical”.
“Vamos celebrar um Carnaval da diversidade, de ritmos, de passeios, de apetites. Foi preciso que a gente montasse esse cardápio musical, gastronômico e festivo para preparar a cidade para os diferentes públicos que atraímos”, conta a Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, Márcia Betânia Horta. O Carnaval na cidade começa nesta quarta-feira (15) com o início do desfile dos blocos e garante programação até a terça-feira de feriado (21). Serão seis palcos, 51 blocos, mais de 50 apresentações de bandas e 100 horas de música.
A grande novidade será o Palco Mercado Folia, na Praça do Mercado Municipal, onde vão tocar as bandas históricas de Diamantina - Bat Caverna, Bartucada e Uh!Bloco -, grandes nomes da música de Minas Gerais - como Tianastácia e músicos do Skank e Jota Quest - e Djs com apresentações artísticas e circenses - a dupla Greg e Gont, de Belo Horizonte, é revelação nacional, e os The Otherz estão entre os mais ouvidos nas plataformas musicais. “Será um verdadeiro salão de baile e, a cada dia, os foliões vão ser incentivados a seguir um tema de fantasia diferente”, celebra Horta.
A apresentação da Bartucada é uma das mais esperadas, justamente pela história da banda se misturar com a história do Carnaval de Diamantina. “A Bartucada começou a tocar nas escadarias da Pousada Acayaca, no Centro. No ano seguinte, foi montado um tablado, no outro, um palquinho, e o Carnaval foi crescendo junto conosco”, conta Luiz Ricardo Gugz, produtor executivo da banda. Para a apresentação no Palco Mercado Folia, a expectativa não poderia ser melhor. “Estamos muito animados, serão três horas de show, com a bateria completa e uma sintonia com a cidade que faz a diferença”, vibra Luiz.
Quem prefere uma programação mais tranquila, também terá o seu espaço, o Palco MPBECO, no Beco do Mota. “Será um espaço mais light, esse que costuma agradar quem vem curtir com a família”, garante a secretária. O palco vai reunir apresentações de nomes da música popular brasileira da região, em um clima intimista com referência ao movimento do Clube da Esquina.
Já para os universitários o point será na Praça Doutor Prado, onde os blocos vão fazer uma festa ao estilo das repúblicas de estudantes, com direito a paredões de cerveja e segurança reforçada.
Para sambar: cortejos dos blocos
O desfile dos blocos em Diamantina começa nesta quarta-feira (15) com o abre do “Bloco D’UH! Bloco” com um trio elétrico saindo às 20h no Largo Dom João. Uma curiosidade dos desfiles na cidade é que a maioria se concentra no período da tarde até a noite, quando a manhã pode ser aproveitada para conhecer os pontos turísticos.
Berço do carnaval mineiro, cortejos históricos estão em Diamantina, como o Bloco Caricato Sapo Seco, que já tem uma história centenária e é patrimônio cultural da cidade. “Outro que é imperdível é o Bloco do Zé do Caixão, quase uma ópera bem profana e barroca. Em pleno Carnaval, os foliões saem como se estivessem em um enterro e o Zé do Caixão sai vivo. É ótimo”, indica a secretária Márcia Horta.
Para as crianças, o Espaço Miguilim vai garantir cortejos infantis, como o Bloco "Dus Miudinhos", brincadeiras, mini boate e apresentações musicais.
Para comer: GastrôFolia, o Espaço Gastronômico
Língua bovina com batatas ao vinho e torradas. Choripan de pernil com queijo canastra. Costelinha ao molho caipira com ora-pro-nobis. Deu água na boca? O cardápio da Quitanda da Tradição, na Rua da Quitanda, é passagem obrigatória para os foliões se alimentarem bem durante o Carnaval. Os restaurantes já estão com pratos típicos pensados para o evento.
“São 27 estabelecimentos participando do circuito do GastrôFolia. Eu mesma já experimentei a língua bovina e está mais do que aprovado”, deixa a dica a secretária Márcia Horta. “São opções para refeições completas, mas também para outros momentos. Como pastelão da madrugada para os foliões, drinks criativos e sobremesas de chocolate”, continua. O Sex on the Djama é um drink que brinca com o nome da cidade.
Para se aventurar: Carnaval Radical
E que tal se aventurar em caminhadas, trilhas e montanhas? Uma programação esportiva foi montada em Diamantina para os foliões fãs de natureza, aproveitando que a cidade acumula trilhas, grutas e cachoeiras turísticas. “Vamos fazer uma caminhada até a Vila de Biribiri, que é muito charmosa, com águas cristalinas. E a intenção é mesmo passear e curtir, então um ônibus vai buscar o grupo na hora da volta, para ninguém cansar”, explica a secretária.
Além da caminhada, o espaço vai contar com atividades de tirolesa, rapel e parede de escalada, tudo gratuito para quem tiver interesse. Aos acostumados com o esporte, serão realizadas competições de Trail Running e Mountain Bike, com percursos de até 50 km. “Nossas áreas verdes são procuradas por turistas de todo o país e internacionais, então é uma programação que tem seu destaque”.
Patrocínio
O Carnaval de Diamantina foi contemplado no Edital de Patrocínio do Estado de Minas Gerais com a Cemig, em um valor de R$ 745.480,18. A verba vem para ajudar no custeio da programação de folia da cidade, permitindo incrementos como no número de palcos e bandas convidadas. “Essa iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado é muito importante, porque nós, cidades históricas, sempre pleiteamos isso, já que atraímos turistas de todo o país”, diz a secretária.
“Esse edital nos possibilita ter aporte financeiro para garantir um Carnaval que almejamos oferecer ao público. É ótimo quando se tem um parceiro que pode ajudar nesse financiamento e valoriza a nossa cultura”, continua. Além desse apoio, a prefeitura conta com parceria da Pulsar Brasil, com patrocínio da Tambasa, e tem a Amstel como a cerveja oficial do evento.
Serviço - Programação
A programação completa e mais informações sobre o Carnaval de Diamantina você pode acessar no site oficial da prefeitura: https://carnavaldediamantina.com.br/.
EM BH - O TEMPO traz a programação completa do Carnaval 2023 de Belo Horizonte, com ferramenta que permite busca por data, bairro e público. Acesse o 'Encontre seu bloco' e monte seu roteiro.