Quase 15 mil ambulantes já se prepararam para o Carnaval 2020 de Belo Horizonte. Nesta quinta-feira (6), eles, que fizeram cadastramento no ano passado, começaram a retirar as credenciais no Mercado de Santa Tereza, na região Leste da capital mineira.
"Mais ou menos 14.860 pessoas estiveram no BH Resolve em dezembro do ano passado e fizeram o cadastramento. Agora, eles retiram a credencial e, mais importante de tudo, receber uma série de orientações, uma capacitação de como estar nas ruas", explicou Marah Costa, diretora de eventos da Belotur.
A retirada começou às 8h, e a fila dobrou o quarteirão do mercado. Os ambulantes passam por uma palestra, pegam o documento, que possui foto e dados de identificação, e depois podem ir na área dos patrocinadores, onde, caso queiram, podem realizar já a compra de mercadorias.
"É proibida a venda de bebidas de garrafa de vidro, bebidas fracionadas, apenas é permitido produtos industrializados e lacrados. É proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e o trabalho infantil. As outras orientações são em relação aos trajetos: eles não podem ficar nas portas de bares, restaurantes. O ambulante tem que acompanhar o trajeto do bloco e, preferencialmente, nas laterais e não na frente do trio elétrico. A gente tem muito problema nos cortejos dos blocos não conseguirem evoluir porque tem muito ambulante na frente", detalhou Marah.
Confiantes nas vendas
A assistente operacional Claudia Ranieri, de 56 anos, vai trabalhar como ambulante pela segunda vez na folia mineira. "Eu espero duplicar minhas vendas. Ano passado fui para blocos alternativos, vendo uma bebida diferenciada, que é a Bacananinha - uma cachaça artesanal com tamarindo e banana. Tenho 10 mil garrafinhas para vender. Cobro R$ 10 no dinheiro e R$ 12 no cartão", explicou.
Paulo Bernardo Marques, de 61 anos, trabalha na área da construção civil e já está no quarto Carnaval como ambulante. Ele coloca metas para os dias de trabalho.
"Estou nessa luta há quatros anos e digo para quem está começando que é um bom negócio. No primeiro ano eu fiquei rodando, mas foi muito cansativo. Mas a partir do segundo ano fiquei em um ponto fixo, e geralmente fico no viaduto Santa Tereza. Eu estabeleço metas em termos de horário e vendas. Cheguei naquele limite, eu encerro e vou embora para casa", contou.
A retirada da credencial pode ser realizada até o próximo sábado (8), data oficial do início da festa. O atendimento ocorre das 8h às 17h30 no Mercado de Santa Tereza, localizado na rua São Gotardo, 273, no Santa Tereza.