Com o rápido crescimento do número de infectados com o coronavírus em Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte decidiu reinstalar cinco barreiras sanitárias para aferição de temperatura a partir de sexta-feira (5). Pontos de fiscalização começam a funcionar às primeiras horas da manhã e destinam-se à checagem de sintomas de Covid-19 na população que diariamente atravessa essas importantes localidades da capital mineira. Casos suspeitos, segundo detalhou a Secretaria Municipal de Saúde, serão orientados a procurar atendimento médico.
Barreiras serão reinstaladas nas avenidas Nossa Senhora do Carmo, sentido Centro, na região Centro-Sul, D. Pedro I, logo no cruzamento com avenida Cristiano Machado, e Amazonas, nas proximidades do Anel Rodoviário para motoristas que seguem no sentido Centro – além de na Rodoviária de Belo Horizonte e na estação Central do metrô, à praça da Estação.
Agentes da Secretaria Municipal de Saúde irão aplicar um questionário a motoristas e pedestres que por ali passarem sobre a existência de sintomas relacionados à infecção pelo coronavírus – como tosse e febre. Também será aferida a temperatura, e população receberá orientações sobre medidas básicas de prevenção, entre elas o uso de máscara, a higienização das mãos e o isolamento social. De acordo com a PBH, trata-se de medida para reforçar a proteção e a segurança de moradores da capital mineira contra a Covid-19.
Histórico
Quatro meses após a confirmação dos primeiros casos de coronavírus em Belo Horizonte, o município decidiu pela instalação dos pontos de fiscalização sanitária nas estações de ônibus Pampulha, Diamante e São Gabriel – por onde passam cerca de 155 mil pessoas por dia – e em importantes avenidas da capital, incluindo Amazonas, Nossa Senhora do Carmo e D. Pedro I. A ação começou no mês de julho com o mesmo padrão que será repetido a partir desta sexta-feira (5) para checagem de sintomas e aferição de temperatura.