Item contra o vírus

Covid: Comitê de BH discute flexibilização do uso de máscara em locais abertos

Reunião entre os médicos que assessoram a prefeitura está prevista para acontecer ainda nesta semana

Por Renata Evangelista
Publicado em 02 de março de 2022 | 20:42
 
 
 
normal

Com a queda nos índices da pandemia, que tem taxa de transmissão no menor nível desde o surgimento da Covid-19, Belo Horizonte vislumbra flexibilizar o uso da máscara. Neste primeiro momento, a capital vai discutir se o equipamento de segurança pode deixar de ser obrigatório nos locais abertos. Nos ambientes fechados, nem pensar.

Integrante do Comitê de Combate à Covid da capital, o infectologista Unaí Tupinambás explicou que os membros do conselho de especialistas, que assessora a prefeitura, devem se reunir ainda nesta semana para debater se há segurança para que a máscara seja abolida nos locais abertos. Após uma definição entre os infectologistas, a advertência será levada à prefeitura, que pode acatar ou descartar a sugestão.

Com relação ao uso de máscara nos locais fechados, o médico é enfático: o item continua sendo necessário. "Não está no horizonte do Comitê de Combate à Covid de Belo Horizonte liberar a máscara em locais fechados. A pandemia ainda está numa situação complicada, apesar de caminhar  para o controle. Mas, neste momento, acho pouco provável liberar o uso da máscara", declarou.

Em nota, a prefeitura endossou o parecer do médico. "Mesmo com o avanço da imunização, é importante lembrar que a pandemia ainda não acabou e as medidas de proteção ainda devem ser mantidas", frisou a Secretaria Municipal de Saúde (SES). 

O mais recente boletim epidemiológico informa que a taxa de transmissão do vírus no município está em 0,75. Na prática, significa desaceleração no número de doentes, já que cada 100 infectados transmitem a doença para 75 pessoas. A ocupação das UTIs é de 43,2% e das enfermarias, 35,9%.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi procurada pela reportagem para esclarecer a situação de Minas, se há previsão de flexibilização da máscara, mas não retornou até a publicação desta matéria.

Discussão no Rio de Janeiro

Na capital fluminense, os membros do Comitê irão se reunir na segunda-feira (7) para debater a liberação do uso de máscaras em lugares fechados. Por lá, o uso de máscaras em espaços abertos está liberado desde outubro do ano passado.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!